sexta-feira, 4 de maio de 2012

Virada Cultural 2012 – Atrações para todos os gostos


A Virada Cultural 2012 acontece entre os dias 5 e 6 de maio em vários pontos da cidade. O evento atrai milhares de pessoas vão para as ruas de São Paulo durante suas 24 horas de programação gratuita com shows, peças de teatro, dança, entre outras atividades.

Neste ano, o evento traz também artistas internacionais  como a banda americana de punk rock Suicidal Tendencies, o cantor de soul Roy Ayers e o violonista David Broza. 


Entre os nomes nacionais, o principal é o cantor baiano Gilberto Gil(foto), que toca no Palco Júlio Prestes estão no headline a banda Titãs(foto), que dedica um show às músicas do álbum Cabeça Dinossauro, e Os Mutantes, ambos no Palco São João. 

Além disso, a Virada faz uma celebração para a música africana no Palco Júlio Prestes (o mesmo de Gilberto Gil) e traz Seun Kuti & Egypt 80, Tony Allen (Seun é filho de Fela Kuti e Allen ex-baterista de sua banda).

No Theatro Municipal, além do show de Arnaldo Baptista, Cauby Peixoto(foto) divide o palco com Ângela Maria. Representando o hip-hop nacional Dexter, Flora Matos e Lurdez da Luz se apresentam no palco República.

Ainda acontecem rodas de samba no Largo São Francisco com o Quinteto em Branco e Preto e Samba da Vela entoando sambas paulistanos, além do Palco MTV, na Rua Cásper Líbero, com show de bandas como Cachorro Grande, Fresno, Vivendo do Ócio e Forfun.








Homenagens
Como de costume na demais edições, dessa vez, três grandes nomes da música brasileira também recebem justíssimas homenagens. Uma das novidades dessa 8ª edição da Virada é o Palco Bulevar São João que homenageia a cantora Elis Regina(foto), nos 30 anos de sua morte. Artistas como Jair Rodrigues, Graça Cunha, Tatiana Parra, Luciana Alves e Diogo Poças interpretam discos com clássicos de Elis.

No Teatro Fecap, acontece Pixinguinha – Inéditas e Redescobertas com releituras feitas pelos pianistas Benjamim Taubkin, Cristovão Bastos e Leandro Braga. Quem também tem sua obra revisitada é o sambista João Nogueira, no espetáculo Samba Book João Nogueira, feito por seu filho Diogo Nogueira, no Auditório do Ibirapuera.

Stand up Comedy e Teatro
Em 2012, a Virada Cultural muda a programação da região da Sé, que costumava ter apresentações de música eletrônica, e abre espaço para Stand up Comedy (na região da Catedral), e recebe nomes como Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Diogo Portugal(foto), Marcelo Mansfield e Fábio Porchat.

Na Rua Araújo (Praça Darcy Penteado) é possível ter a experiência de um Cabaré a céu aberto com as performances de Rita Cadillac e Gretchen, e o projeto Broadway in Concert que reúne musicais como Cats e Chicago. 

O Pátio do Colégio é dedicado ao teatro e traz espetáculos como A Alma Imoral, Luis Antonio – Gabriela e o infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Na Rua da Abolição, o Teatro Oficina realiza o espetáculo Macumba Antopófaga Planetária no Bixiga.

Gastronomia
Outra novidade é a programação do Minhocão, no Elevado Costa e Silva, que abriga o Chefs na Rua, onde renomados chefs de cozinha preparam diversas receitas durante o evento. Entre os chefs estão Alex Atala(foto), do Dalva e Dito, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia e Benny Novak, do 210 Diner. São ao todo 20 barracas com pratos de R$ 5 a R$ 20.

Cinema
A programação de cinema também está cheia de atrações: o Cine Olido homenageia o centenário de Gene Kelly e exibe, entre outros títulos, Cantando na Chuva. Aparecem também na programação de cinema Sinfonia de Paris, O Bandido da Luz Vermelha e Kill Bill 1 e 2. Na Cinemateca são exibidos filmes como Bob Marley: the Making of a Legend e a trilogia do rei Roberto Carlos.

Para curtir com os filhos
A Virada Cultural também tem uma programação especial para as crianças. O novo show da Palavra Cantada acontece no SESC Itaquera. Na Casa das Rosas a programação traz a Oficina de Bonecos de Corda e os espetáculo musical Caixa de Sons Imaginários. No Museu da Língua Portuguesa acontecem jogos e brincadeiras educativas e contação de histórias de assombração. Na Pinacoteca, histórias contadas com Andi Rubinstein.

Programação dos SESCs e CEUs
Nos SESCs, atrações como Originais do Samba (Interlagos), Os Mulheres Negras (Vila Mariana), Zélia Duncan (Itaquera) e o compositor multiinstrumentista André Mehmari (Ipiranga). No SESC Belenzinho, toca a Orquestra Imperial e ainda acontecem espetáculos de dança, cinema, teatro e artes plásticas com títulos de Nelson Rodrigues como O Beijo no Asfalto, Vestido de Noiva e Os 7 Gatinhos.

Já nos CEUs, tocam a banda 5 a Seco, as cantoras Luiza Possi, Tulipa Ruiz e Angela Ro Ro; Luiz Melodia e Baile do Simonal (com os irmãos Max de Castro e Simoninha), além das peças de teatro Cruel, com Reinaldo Gianecchini (no Cantos do Amanhecer) e Adultérios, com Fábio Assunção (no Aricanduva).

A programação completa você encontra no site: 


Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/virada-cultural-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário