Em uma década onde muito se fala sobre redes sociais aproximando pessoas de várias nações, a internet como fonte de acesso ilimitado ao conhecimento e a comunicação eletrônica tornando mais ágil os contatos, nem seria prudente e estaríamos na contramão da modernidade considerar que tais redes sociais não nos trazem inúmeros benefícios, principalmente no sentido que nos permitem encurtar distâncias.
Quero propor, no entanto, uma parada para refletirmos sobre como estão as relações interpessoais na nossa organização, aquela do estilo "olho no olho" com direito a aperto de mão e um amistoso "bom dia!".
Em algumas empresas, não são poucos os casos de pessoas que se sentam lado a lado e marcam um almoço por intermédio de e-mail. Há situações onde pessoas que trabalham no mesmo andar desejam felicitações pelo aniversário via correio eletrônico. É aqui que entra o assunto sustentabilidade nas relações humanas, tema este que deveria estar na pauta das empresas, pois envolve a ecologia das relações interpessoais.
Sustentabilidade é um tema atrativo, amplamente discutido nos cenários ligados à preservação do meio ambiente, porém para sermos cidadãos ambientalmente corretos necessitamos primeiramente sermos pessoas que consigam analisar os próprios comportamentos em relação aos demais com quem convivemos. A importância disso se dá uma vez que, de uma forma não visível, tudo o que se mais produz no mundo são relações.
Todos os nossos atos são relações com coisas, com colegas, clientes, gestores, liderados, amigos, parentes, etc.
Seja por experiência profissional ou acadêmica nos tornamos hábeis no campo técnico. Precisamos nos tornar também na esfera das competências comportamentais que se manifestam de formas simples e igualmente eficazes como um sorriso, um bom dia, um estar perto ou ir ao encontro, companheirismo, cooperação que ao final representam como estamos administrando nossa qualidade de vida.
É chegado o momento de avaliar como estão nossas relações frente às constantes demandas e mudanças no ambiente corporativo. A sustentabilidade nas relações passa necessariamente pela comunicação e na forma como nos expressamos.
Vamos analisar como estamos atuando neste grande ecossistema organizacional?
Artigo cedido pela consultora Irene Duran Otero
Psicóloga, consultora e mestre em educação
Sugestão de texto: Silvana Mattos - Gerente Administrativa
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