quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escolha da escola ideal - Difícil tarefa


Na hora de escolher uma escola para os filhos, muitos pais deparam-se com inúmeras dúvidas: qual o melhor colégio? Quais os critérios para selecioná-lo? Onde encontrar a escola ideal? Qual a melhor proposta pedagógica? Uma escola mais liberal ou tradicional?.

Com certeza esta é uma tarefa não muito fácil. São diferentes propostas pedagógicas, inúmeros cursos extracurriculares, infraestrutura, valores de mensalidades, localização, enfim, um leque muito grande de itens para escolha. O que fazer então? 

Para os especialistas o começo deve ser desistindo de encontrar a escola perfeita. A escola deve ser ideal para a criança, o que importa aí é a individualidade, a característica do aluno. Existem sim algumas que priorizam o conteúdo, outras estimulam a curiosidade, o gosto pelo saber e o pensamento autônomo. Como o processo de escolha é muito complexo, alguns pontos devem ser privilegiados. A família deve, em primeiro lugar, seguir os seus valores e procurar aquelas que também sigam o mesmo caminho.  

Educadores ressaltam que os pais devem analisar como criam seus filhos, para só então pensar no que esperam do colégio. O item principal a observar é a disciplina. Como é a relação de autoridade, vertical ou dialógica? A recomendação é que procurem escolas parecidas com o modelo da família.

A educadora Rosely Sayão, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, salientou que “O que precisa ser avaliado é se o projeto educativo é bom para a criança. Uma escola de disciplina muito rígida, que impõe distância no relacionamento com o aluno, por exemplo, não será recomendada a uma criança acostumada a ter sempre muito diálogo com os “familiares”.


Um ponto importante a ser analisado nesse momento de escolha é se o estabelecimento tem regras comportamentais que destaquem os valores humanos e sejam do conhecimento dos alunos e de seus pais. E, é sempre bom conferir se o colégio incentiva e estimula as crianças a lerem e a fazerem uso de diversas linguagens (música, escrita, teatro, vídeo entre outros.) e sua aplicação tecnológica.

É também de extrema importância a participação dos pais na escola, em um trabalho conjunto de construção da cidadania e da ética, visando à formação do sujeito social. Preparando a criança e o adolescente para a vida além do campo pedagógico.
Deve ser avaliado também, o peso dado pela escola à disciplina, ao conteúdo, ao raciocínio e às questões afetivas.É preciso saber se o aluno recebe um tratamento personalizado, quais as principais exigências feitas a ele, o grau de flexibilidade das regras, como se dá o diálogo dos alunos com os professores e como é a comunicação da escola com os pais.

É importante analisar o perfil do profissional que recebe os pais numa entrevista, na hora de conhecer o espaço escolar. Se esse atendimento for feito por coordenador ou professor capaz de explicar os métodos pedagógicos, é um sinal de que a escola valoriza o diálogo com a família.

Não se deve impressionar apenas pela estética do prédio. O importante é que a escola seja limpa e organizada, segura no caso das crianças menores e que o espaço físico possibilite oportunidades de aprendizagem, práticas esportivas e um bom convívio social. Quanto ao espaço disponível para o esporte, ele é mais importante quando o filho valoriza essa atividade. 

A linha pedagógica deve atender a todos os critérios necessários ao currículo oficial, mas se oferecer cursos além, esta escola valoriza o desenvolvimento integral e o crescimento emocional do aluno. Outras nessa mesma linha de raciocínio são escolas que levam o aluno a pensar e a refletir de forma dinâmica, numa área altamente reflexiva, a serviço da atualidade, pois sensibilizam o indivíduo para assumir o seu papel enquanto agente social, consciente de sua cidadania. Existem ainda as escolas que buscam desenvolver a capacidade das crianças pequenas de lidarem com as dificuldades e frustrações. Desenvolvem a habilidade social e a atitude positiva frente à vida e fazem com que se sintam mais preparadas e capazes de ajudar outras pessoas em seus momentos difíceis. 

Muitas escolas apresentam em sua grade curricular abordagem de temas atuais o que as torna diferenciadas daquelas que seguem apenas o currículo oficial, estas são aquelas que oferecem aulas extras, como dança, esportes e teatro. Por outro lado, os pais podem prestar mais atenção em escolas que oferecem além destas matérias, discussão de assuntos de importância na vida de crianças e jovens, como: a valorização da autoestima, do autoconhecimento, do respeito às diversidades, ao próximo e às amizades, dos cuidados com o corpo e saúde e discutem as drogas com firmeza e determinação. O enfoque na saúde mental, quando se procura desenvolver as habilidades emocionais que serão perpetuadas até a fase adulta é algo a ser perseguido. O “Empreendedorismo”, assim como a Educação Ambiental, assunto de extrema importância no mundo atual são pontos que não podem ser esquecidos. É importante também que a escola dê um destaque especial à Educação Financeira, para preparar os alunos a lidarem com as finanças adequadamente. No Ensino Médio, aulas específicas de Orientação Profissional, ajudam os alunos na difícil escolha profissional. Há escolas ainda que finalizam a terceira série do médio com a defesa de um TCC, perante uma banca externa, a fim de ajudar os jovens a enfrentarem a tão temível monografia do Curso Superior. 

Os especialistas ressaltam ainda a importância da qualidade da formação acadêmica dos professores, coordenadores e de todo o corpo docente, os pais devem informar-se a respeito na visita que fizerem à escola. 

Para finalizar, a proximidade da escola com a casa é um fator a ser considerado, pois em cidades como São Paulo, o tempo de locomoção do aluno pode ser estressante. 

Marilucia R. Gonçalves
Jornalista 

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