sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reabertura do Teatro Paiol Cultural


partir de hoje, a cidade passa a ter novamente um de seus palcos históricos: o Teatro Paiol Cultural, fechado há pelo menos cinco anos e onde já se apresentaram alguns dos mais respeitados artistas dos anos 1970 e 1980.
Reformado, o espaço reabre no mesmo endereço - Rua Amaral Gurgel, 164, na Bela Vista - com a comédia Um assalto em família, com direção de Bruno Chagas e Andressa Domingues, Bruno Chagas, Caio Badner, Emerson Albernás, Jan Modesto e Rosana Vicente no elenco.
A sala foi erguida pelo casal de atores Perry Salles e Miriam Mehler  e inaugurada em 24 de novembro de 1969.
Para se ter ideia do glamour da plateia de então, em setembro de 1971, a peça Abelardo e Heloísa, um dos maiores sucessos do ano,  era apresentada para os cônsules dos EUA e da Áustria.
Projetado pelo arquiteto Rodrigo Lefèvre, o teatro contou com a ajuda de muitos amigos artistas e admiradores que auxiliaram na abertura da casa, palco de nomes como Paulo Goulart e Nicette Bruno, o segundo casal de atores a cuidar da gestão do Paiol.


Decadência
Mas nem a sofisticação dos espetáculos ou o sucesso de público salvaram o Paiol da decadência vivida durante os anos 90, quando foi transformado em palco para produções de cinema pornô, até o fechamento, em 2007.
Mobilizado pela ameaça do que poderia acontecer com o histórico Teatro Paiol, o ator Marcelo Mendes decidiu arrendar o espaço e fazer uma reformulação nos moldes de um teatro ‘eco sustentável’. O projeto para reforma aconteceu com a proposta de utilizar recursos naturais na restauração para prevenir o impacto ambiental, tática utilizada em diferentes aspectos estruturais. 
Cuidando pessoalmente dos trabalhos, Mendes e amigos lixaram as poltronas, que foram forradas com couro ecológico e mantiveram as famosas paredes laterais do teatro, estruturadas com buracos nos tijolos para melhorar a acústica, e as pintaram de preto. Os banheiros foram projetados com sistema de reaproveitamento da água utilizada e o palco, reconstituído com madeira de sobra de eventos. Toda a pintura do espaço foi realizada com tintas recicladas.

Fonte: Jornal DCI



Colaboração


Na praia, descontraídos, dois meninos, de aproximadamente 7 anos, jogam frescobol. Entre risadas e frases dispersas, um diz ao outro, caçoando: 'Hahá, essa você não pegou!..' enquanto o amigo corria para pegar a bolinha lançada bem longe. A cena se repetiu alternando a vez de quem não pegava a bola, até que um falou: 'Esse jogo está chato!'. Chamou nossa atenção o fato de que comemoravam o erro do companheiro,  o regozijo era sobre a falha do outro, e não pelo acerto da jogada. Claro que muito pouco jogo aconteceu...

O frescobol é uma brincadeira que consiste em rebater a bolinha lançada pelo parceiro, sem deixá-la cair no chão. Não há quadra delimitada, nem pontuação individual por acertos. O objetivo comum é manter a bola no ar. Para isso, cada jogador deve remetê-la ao outro, para que 'acerte' e devolva. A grande maioria dos jogos se baseia no oposto: fazer o adversário errar. Essa brincadeira propõe, portanto, uma mudança de parâmetro que os nossos menininhos não chegaram a perceber...

Os jogos oferecem situações onde se exerce a competição e a vontade de ser melhor que o outro. Entretanto, esse exercício deve ir até o limite das regras estabelecidas. Ultrapassá-las é invalidar a disputa esportiva.  Nesse sentido, jogar é uma atividade que tem função social  e educativa importantes. Permite dar vazão às tendências humanas como a agressividade, o orgulho, a vingança, sem que haja violência e destruição. Não é o que temos visto, tristemente, acontecer nos estádios...

Os nossos protagonistas apenas buscaram satisfazer os desejos de competir e vencer, mas com isso impossibilitaram a realização da brincadeira, pois a bolinha foi quase sempre parar no chão. Não cometeram nenhuma violência física, mas o jogo ficou 'chato'. Ficaria interessante se tivessem entendido que o mérito nessa diversão era outro: desenvolver cada vez mais a habilidade de pegar a bola e possibilitar, por meio da sua jogada, o  mesmo para o parceiro.

A cena nos faz pensar no papel importante que teria um adulto que ajudasse as crianças a perceberem o prazer de se desafiar e se aprimorar, sem precisar fazer alguém perder.

O desenvolvimento da capacidade de colaborar sustenta  a 'bola no ar' nos 'jogos da vida': no trabalho, no amor, nas amizades.

Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/

Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br

Ex alunos em destaque - Lui&Nuage Jazz



Conheça um pouco da Lui&Nuage, banda paulistana, destaque para a vocalista Luiza Lian, que foi aluna do Colégio Horizontes.  

Lui & Nuage Jazz é uma banda que tem como foco a adaptação de arranjos de standards de jazz para a formação de contrabaixo, guitarra, bateria e voz.
As Musicas, arranjadas por Eduardo Camargo(guitarra) e Guilherme Aguiar( contrabaixo). Por fim, ganham um fino trato nos improvisos de guitarra e baixo, no timbre em ‘78 rotações’ de Luiza Lian e nas levadas de Charles Tixier. esse grupo é a reunião de diferentes vertentes da cena contemporânea paulista para explorar essa linguagem. Com o dado respeito pela escolha da temática de standards mas também com inevitável frescor de jovens músicos atuantes da noite. E, acima de tudo, pela paixão e reverencia à formação que lhes foi dada pelos grandes mestres do jazz; Duke, Miles, Mingus, Parker, Billie... E tantos outros.


A Banda se apresenta toda quinta-feira no D’Artur Bar
Rua Rodésia, 128 - Pinheiros - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2579 6814


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deficiência Intelectual


A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), em conjunto com o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, promoverá, no dia 3 de dezembro, o workshop sobre deficiência intelectual, que será realizado no auditório da SMPP, localizado no centro da capital.

O evento pretende discutir as características, capacidades e limitações das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, promovendo mecanismos para o entendimento dos assuntos que envolvem essa parcela da população, proporcionando melhorias para o acolhimento familiar, escolar e social.

Ao término do evento, será realizado um debate entre as pessoas presentes.


Serviços:
Workshop sobre Deficiência Intelectual
Inscrições e Informações: malencar@institutoolgakos.org.br
Telefone: (11) 3081-9300.

Censura


Em uma sala de cinema estão presentes homens, mulheres e crianças de todas as idades. A senhora madura, não consegue conter suspiros de prazer ou comentários aflitos. Um garotinho de cerca de quatro anos se agita, fala com a mãe, esconde o rosto, volta a olhar. O filme narra uma história de amor, mostra corpos nus se entrelaçando, vampiros ameaçadores, lobos enormes, ferozes, em lutas sangrentas que estraçalham e despedaçam os indivíduos. A recomendação da idade mínima para assistir essa ficção é doze anos!

Há, na nossa sociedade, uma mudança em curso nos últimos anos. Crianças e adultos compartilham cada vez mais os mesmos espaços. Estão juntos nos restaurantes, nos shopping centers, nos hotéis, na sala de visitas até altas horas. Esta proximidade tem vários efeitos benéficos, mas pode mergulhar as crianças em situações que ultrapassam as fronteiras da condição infantil.

Quando soma-se a isso um marketing extremamente invasor e eficiente, o consumo dos  produtos audiovisuais fica difícil de controlar. Os personagens estão em todas as telas, no rádio, na banca de jornal, no painel publicitário do ônibus, na capa dos cadernos.

Quem consegue se opor à tamanha enxurrada que gera desejos de participar, de estar por dentro de tudo? Especialmente nesse momento, os pequenos têm direito à proteção e precisam ser limitados pelos mais experientes.

A indicação de idades mínimas pelos órgãos públicos deveria levar os adultos a balizar seu posicionamento pessoal na proibição de filmes, novelas televisivas, jogos eletrônicos, etc. Embora seja difícil se situar nessa maré de ofertas, pais e educadores devem firmar suas convicções e não permitir o que lhes pareça inadequado.  Mostrando um critério, fundamentando opiniões próprias, transmitirão aos filhos e alunos a noção de que é possível haver escolha e não é necessário 'seguir a multidão'...

Crianças que não encontram essa firmeza tendem a ficar perdidas num mingau mole e disforme que dificulta a constituição da individualidade. Podem ainda vir a ter uma atitude apática diante da vida, adotando um indiferente 'vale tudo'.


Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/

Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

Conhecendo Liceu Santa Cruz

Neste vídeo você pode conhecer um pouco do Liceu Santa Cruz, um dos cinco colégios que compõem o Grupo A.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

NXZero na telona


Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional abre gratuitamente suas portas  para o lançamento de 10 anos da banda
Dia 24/11, às 10h, os fãs do NXZero poderão participar de um encontro inédito. Terão a oportunidade de assistirem ao DVD de 10 anos da banda no Cine Livraria Cultura - Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 -, com direito a sorteio de ingressos e visitas ao camarim no show do dia 2/12, que acontecerá no Espaço das Américas. Para participar, basta curtir a página facebook.com/aquaclin e confirmar presença no evento.  A sala de cinema tem capacidade para 300 lugares e os ingressos serão distribuídos gratuitamente na entrada para as primeiras 300 pessoas que chegarem.

Serviço
Evento: NXZero no Cinema – exibição do DVD de 10 anos da banda
Para participar: curta a página de Aquaclin no Facebook –facebook.com/aquaclin
Local: Cine Livraria Cultura | Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista - São Paulo/SP
Data: 24/11/2012 | sábado     
Horário: 10h

Última chance Reserva Cultural


22 de Novembro - Dia do Músico


Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.

A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

Mito grego - Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.


Neste domingo tem Fuvest. Organize-se e tenha muita calma na hora da prova. 
Boa sorte?



terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra


Dia 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra, foi nesta data que morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo de resistência e luta contra a escravidão.

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Encontro Internacional de Bibliotecas


Cerca de 500 bibliotecários e educadores de todo o País participarão, entre os dias 21 e 23 de novembro, do 5º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, que será promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, no município de São Paulo.
Tendo como palestrantes especialistas da Holanda, Colômbia e de vários estados brasileiros, o Seminário promoverá o aperfeiçoamento de todos os profissionais que atuam na formação de novos leitores em bibliotecas públicas e comunitárias, especialmente das localizadas nos municípios paulistas.
Entre os convidados internacionais estão a colombiana Glória Maria Rodriguez, que iniciou o projeto da Biblioteca Pública Comfenalco, em Antioquia, onde trabalhou por 25 anos; e a holandesa Ingrid Bom, que já foi presidente da Seção de Serviços de Bibliotecas para Crianças e Jovens da IFLA (sigla em inglês para Federação Internacional de Associações de Bibliotecas) e membro de diversas instituições holandesas e europeias dedicadas à leitura e à gestão de bibliotecas.
O seminário também promoverá encontros com escritores. Entre os destaques está a autora de livros infanto-juvenis Thalita Rebouças, que já vendeu mais de 1,2 milhão de cópias. A escritora apresentará a palestra “Ler é Bacana”, título da campanha encabeçada por Thalita desde o começo de sua carreira, cujo foco é estimular a leitura entre os jovens.
O escritor Márcio Vassallo, autor de obras como A princesa Tiana e o sapo Gazé; O príncipe sem sonhos; O menino da chuva no cabelo; entre outros. O autor promove diversas palestras sobre as fantasias proporcionados pelo hábito da leitura.

SESC Pinheiros Rua Paes Leme, 195
www.bibviva.com.br

            

MIS mandará artistas para o Canadá e para a Holanda


O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, já está com inscrições abertas para o programa Residência Internacional Labmis 2013. O programa selecionará um artista brasileiro para a elaboração de estudos artísticos no Canadá (Quebec) e na Holanda (Amsterdã). 

As inscrições gratuitas vão até o dia 20 de dezembro e o programa terá duração de até dois meses. Serão aceitos projetos nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, entre outras concepções artísticas. O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico: www.mis-sp.org.br.

Fonte: Jornal DCI

Site de Bernardo Cid



O artista Bernardo Cid, tem agora um site com toda a sua biografia, obras e vasto conteúdo. Para conhecer o material visite o endereço:  http://www.bernardocid.com.br. No site pode se ver a fusão de influências tão diversas como o surrealismo, o expressionismo, o letrismo e a arte social.

Bernardo Cid foi um pintor de extremo apuro técnico, de mão segura e de camadas de tinta muito finas, realizou uma pintura exata.

As obras de Bernardo Cid figuram nos mais variados museus e acervos de colecionadores, os direitos autorais da obra pertencem à viúva do pintor e seu filho. Neste espaço disponibiliza-se algumas obras para devida comercialização.

Bernardo Cid realizou sua primeira exposição em 1957 após trabalhar em quase anonimato, indicado como pertencente a nova figuração, foi uma personalidade tão marcada que parece ser inadequado enfileira-lo como simples participante destes movimentos de vaivém, que a intervalos procuram chamar a atenção do público mediante rotulagem dada coletivamente a um grupo de pessoas que individualmente não se destacaram.
         

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aluno do Liceu é ganhador de concurso




O Concurso foi realizado e patrocinado pelas autoras do livro para premiar aquele que fotografasse o seu quarto demonstrando estar organizado. O Concurso foi aberto apenas para alunos das escolas que adotam o livro em todo o país.

Davi recebeu o prêmio no colégio ao lado das autoras, colegas da sala, sua mãe e tia.  

Bazar Beneficente - Colégio Horizontes/Uirapuru


O Colégio Horizontes/Uirapuru, realiza no próximo dia 01 de dezembro o seu tradicional Bazar Beneficente, que acontece simultaneamente à última reunião de pais.

No Bazar os visitantes encontrarão ótimas opções para presentear no Natal, serão artesanatos, enfeites e bijuteria, tudo com muita originalidade e bom gosto. 

Parte da arrecadação será doada à Casa Maria Helena Paulina, que atende crianças com câncer que veem a São Paulo para fazer tratamento.

O Bazar será aberto a pais, famílias e convidados.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1ª Olimpíada do Colégio Pirajuçara



O Colégio Pirajuçara, realizou a  sua 1ª Olimpíada interna. O evento empolgou toda a equipe de funcionários, em especial Ingrid, Débora, Evelyn, Lais, o Professor Ralph.A participação de todos os alunos também foi essencial para que o evento alcançasse o sucesso que conseguiu. 

Durante toda a semana de evento  foram coletados 600Kgs de alimentos, destinados à Campanha de Doação às Crianças com Câncer. Os alunos do 9º farão pessoalmente a entrega dos mantimentos juntamente com os professores.

A diretora do Colégio, Neda Lian, destacou alguns pontos da 1ª Olimpíada do Pirajuçara. “Quem pratica esporte tem de ser absolutamente correto, haja vista os grandes ídolos em várias modalidades, não fumam, não bebem e nem fazem propaganda de produtos não saudáveis. Os esportes têm tripla importância dentro de uma escola, social, biológica e de lazer”. A diretora destacou ainda : “Finalmente a prática do esporte disciplinado desperta o gosto pela vida ao ar livre, aguça a atenção, cria hábitos de higiene, de segurança e de respeito mútuo, eliminando a agressividade e fortalecendo o sentido de grupo”.

Parabéns a todos. 






terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aulas de novembro na Casa Canela!

A Casa Canela preparou hora de almoço especial para quem gosta de gastronomia. Colocando a  “mão na massa” você aproveita para aprender receitas práticas e deliciosas.
Além das técnicas de cozinha, a Chef  Paula Passos dará dicas de organização na cozinha, onde comprar ingredientes, e orientará os alunos a montarem seus pratos para degustarmos todos juntos.

Programação:
Dias 08/nov (5ª feira) e 9/nov (6ª feira):
Linguine com camarões e abobrinha ao Pesto de manjericão
(Sobremesa: Mousse au Chocolat)


Dias 22/nov (5ª feira) e 23/nov (6ª feira):
Risotto de linguiça toscana com alho-poró
(Sobremesa: Crème Brûlée com baunilha em favas)

Informações:
contato@cuisinedesamis.com
Tel.: 5511 99915-6327
www.cuisinedesamis.com

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Flávio Venturini faz Show no memorial


Revelado pelo Clube da Esquina e criador do Grupo 14 BIS, Flávio Venturini volta ao Memorial da América Latina, apresentando-se no Projeto Adoniran nesta quinta-feira, 8, às 21h no Auditório Simón Bolivar.

No repertório hits da longa carreira do artista, com destaque para “Noites do Sol”, “Nascente”, “Princesa”, “Espanhola”, “Todo Azul do Mar”, “Céu de Santo Amaro”, “Mais Uma vez”, “Linda Juventude”, “Quando Você Chegou”, “Recomeçar” e “Beija Flor”, entre outros sucessos que marcaram época e diferentes gerações como “Clube da Esquina 2” (de Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges).

No palco, Venturini (piano e voz) se apresenta acompanhado por sua banda formada por Aloísio Horta no contrabaixo, André Godoy na bateria e César Santos na guitarra e nos vocais. Flávio Venturini é hoje um dos compositores mais gravados do país por intérpretes como Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Simone, Renato Russo, Beto Guedes, Roupa Nova, Mart’nália, Emilio Santiago e muitos outros. No exterior, foi gravado por Peter Gabriel e Michael Brecker.

Serviço
Projeto Adoniran
Show: Flávio Venturini & Banda
Músicos: Flávio Venturini (piano e voz), Aloísio Horta (contrabaixo), André Godoy (bateria) e César Santos (guitarra e vocais).
Data: 8 de novembro – quinta-feira
Horário: 21 horas
Local: Memorial da América Latina (Auditório)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel:  (11) 3823 4600
Estacionamento (Portão 15) s/ manobrista: R$10,00. Entrada/pedestres: Portão 13.

Em busca da escola certa para minha filha


Naquele dia saí com um grande objetivo: encontrar uma boa escola para minha filha. Mas que tipo de escola? Pequena ou grande? Que tipo de linha pedagógica? Será que saberiam colocar limites e ainda assim serem modernos?

Tinha uma ideia razoável do que queria. Precisava ter um bom ambiente e valores parecidos com os meus. Espaço e conforto para as atividades. Treinamento contínuo para os professores. Proporcionasse condições para uma boa faculdade, de preferência, por um bom preço.  E por último, mas não menos importante: ser um lugar onde minha filha tivesse prazer em estudar.

Coloquei todas as interrogações na bolsa e fui visitar as melhores escolas da região. Afinal, existem na praça muitas escolas prometendo acelerar o desenvolvimento das crianças. A disputa muitas vezes ultrapassa o limite ético e descamba para a propaganda barata. Muito pomposo, mas sem conteúdo.Como se aquela escolinha da esquina tivesse tido acesso a um estudo fabuloso que revoluciona o ensino mundial e que, por milagre, foi entregue só para ela. 

Precisava ter cautela!Os pequenos não estão preparados para aprender da mesma forma que os mais velhos. Idealmente, a escola deve ser um ambiente seguro e estimulante supervisionado por adultos preparados. Os tempos mudaram: hoje, estamos na era do espetáculo global. Assim, tinha de ser uma escola que tivesse tradição, com o olhar no futuro e com os pés no chão.
A vida é puro malabarismo. Procurei sair de banda dos apelos das escolas fora de série, sem avaliação do aluno. Talvez minha filha é que ficasse por “fora” de tudo. Ora, o objetivo do estudo não é preparar o aluno para o vestibular?! Daquelas que cheiravam naftalina com seus modelos velhos passei bem longe. Certeza mesmo você só vai ter no dia a dia. Mas uma visita com a criança na escola pode ajudar bastante antes de tomar a decisão. 

Foi isso que fiz. Não há nada demais em buscar referências com colegas ou pais que você conheça na porta da escola. Eles geralmente ajudam a compreender como funciona na prática o projeto pedagógico. A troca de idéias é sempre uma ótima pedida. Foi uma grata surpresa quando encontrei uma escola. Já no portão tive ótimas referências. 

Os pais pareciam satisfeitos e me disseram que a escola acolhe bem os seus filhos. Que o ensino é forte, e que as apostilas são bem preparadas. E o mais importante: que os filhos saíam felizes da escola.Bem, não satisfeita, falei longamente com a coordenadora pedagógica e ainda fui numa feira de ciências.  Logo de cara vi muita criança feliz, de fato. Umas tocam flauta, sanfona e tamborim. Outras mostram num ensaio como eclode um vulcão. E, na sala dos pequenos, reciclagem se faz com mãos na massa e viram utensílios de toda ordem. Lá, mitologia é contada em livrinhos confeccionados e desenhados pelos alunos. Charles Chaplin não é filme velho: é um novo sorriso e aprendizado. A história do colégio é lembrada numa sala especial, com o progresso sendo estampado com orgulho na parede. 

As reformas do prédio em fotos, peças de uniforme mudadas com a linha do tempo. Fotos de alunos que lá passaram ajudavam a contar a história do colégio.Muitos já formados por excelentes faculdades deixaram suas marcas na lembrança. 

Histórias são contadas de grandes feitos, figuras peculiares, ou mesmo por aquele que chegou pequenininho e tiveram as dificuldades de aprendizado superadas, se tornando excelentes profissionais, cidadãos atuantes e com valores na nossa sociedade.Bem, eu nem preciso dizer que não somente encontrei meu objetivo. Mas, da escola vieram também muitas respostas. As páginas dos dias passaram. E foram escritas, não só com as tintas da sabedoria e do aprendizado, mas lavradas com o fogo do entusiasmo.Sabia disso a cada dia, pelo sorriso estampado no rosto da minha filha ao sair da escola. 

Valeu o esforço. Muito mais que o aprendizado na mente, ficou no coração dela a lembrança dos professores. Afinal, acabei descobrindo o verdadeiro objetivo da vida: carinho não tem preço.

Monica Martins
Jornalista
monica-martins2009@uol.com.br



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

78 horas de teatro na Praça Roosevelt


O festival Satyrianas chega à sua 13ª edição e ocupa pela primeira vez o espaço reformado da Praça Roosevelt, no centro. A programação começa hoje e vai até domingo.

Este ano, a novidade é o lançamento do filme "Satyrianas, 78 horas em 78 minutos". O longa, que é uma mistura de documentário e ficção, registra o evento cultural e presta homenagem aos artistas do teatro brasileiro contemporâneo. O filme será exibido domingo, às 22h, no CineMix.

Intervenções

Com 78 horas de programação, o evento é composto por diversas intervenções. DramaMix, por exemplo, reúne diversos textos curtos, como a montagem "Fim de Semana". Em AutoPeças, as encenações ocorrem dentro de carros, como em "A Ciclovia". Para as crianças, o evento realiza o Satyrianinhas, com peças infantis.
Outra novidade da edição é a Batalha de MCs, que promove competições de rimas. Há ainda uma surpresa dos organizadores, o TransMix, que só será revelado no local.

A organização da Satyrianas espera superar o público da edição anterior, que teve cerca de 15 mil pessoas.

A programação completa você encontra no site Satyrianas


Serviço:
13º Festival Satyrianas
Praça Roosevelt
Data: 01/11 até 04/11
Informações: 11 3258-6345
Grátis.

Sarau Horizontes/Uirapuru




No dia 10 de Novembro o Colégio Horizontes abre suas portas para receber famíliares e convidados dos alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, que irão mostrar seus trabalhos de artes, projetos e sarau. Uma verdadeira festa Artística/Literária.

Colégio Horizontes/Uirapuru
Rua Alves Guimarães, 165, Pinheiros
Tel: 11 3081 0888

O Triunfo do Detalhe – O Retrato, no MASP



Com quinze obras-primas do acervo do MASP,
O Triunfo do Detalhe faz um mergulho na intensidade do Retrato

Reunião de nomes máximos da arte dos séculos 16 ao início do 19, entre eles Rembrandt, Tiziano, Velázquez e Goya, a mostra estará aberta ao público no dia 2 de novembro, sexta-feira, oferecendo uma intencional e incomum experiência: poucas obras dispostas numa ampla galeria, permitindo ao observador que concentre sua atenção nos detalhes que cada uma delas pode lhe oferecer.

Em nova mostra concebida com obras de seu acervo O triunfo do detalhe. Os mestres antigos: o retrato celebra a arte do retrato e do auto-retrato no período que antecede o Modernismo, do século 16 ao início do 19. São quinze retratos escolhidos pelo curador do MASP Teixeira Coelho, reunindo alguns dos maiores mestres da arte desde o Renascimento: Rembrandt, Tiziano, Velázquez, Goya, Hals, Rubens, Van Dyck, Gainsborough, Allori e Paris Bordon. Com apoio da Lei de incentivo à Cultura e patrocínio do Bradesco e Bradesco Seguros.


Serviço:
O TRIUNFO DO DETALHE. OS MESTRES ANTIGOS: O RETRATO
Mostra com 15 obras de grandes mestres dos séculos 16 ao início do 19.
Data: De 2 de novembro a 2 de dezembro de 2012,
Local: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578.
Informações : (11) 3251.5644

Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, O triunfo do detalhe. Os mestres antigos: o retrato tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251.5644, ramal 2112.