terça-feira, 28 de agosto de 2012

Memorial da América Latina – New Brasil, Bolívia Now


Das bienais de La Paz e Santa Cruz de la Sierra à produção artística contemporânea brasileira

Com o tema “Perda da inocência”, o Memorial apresenta uma exposição de artistas bolivianos que se destacaram nas bienais de La Paz e Santa Cruz de La Sierra, com abertura em 5 de setembro, uma quarta. País de cultura milenar, a Bolívia sofre o preconceito de que lá só existe o arcaico e o folclorizante. Engano. E o que mostra a produção de artistas como Alejandra Delgado, Oscar Barbery, Roberto Valcarcel, Eduardo Bluebox, Claudia Joskowicz, Ivan Cáceres e Sol Mateo, entre outros (relação completa abaixo). Vale a pena conferir a contemporaneidade da arte praticada no altiplano.

Sob a curadoria de Nícholas Petrus - criador que percorreu a América Latina em “residências artísticas” e que tem como regra receber colegas latino-americanos em seu ateliê, em São Paulo - a mostra chama-se “New Brasil, Bolívia Now”, pois volta os olhos para, talvez, o país latino-americano no qual ocorrem atualmente as experiências mais interessantes nos campo político, social, cultural e artístico.

A exposição inclui pintura, vídeos, fotografias, objetos, intervenções, debates e oficinas. Na abertura, dia 5, a partir das 19h00, haverá uma “ação” da pernambucana Juliana Notari e uma performance do boliviano Galo Coca. Durante a exposição, que coincide em parte com o período da Bienal de São Paulo, haverá uma programação extensa (confira abaixo). Em todos os sábados o curador Nícholas Petrus ficará o dia inteiro (das 9h às 18h) na Galeria Marta Traba à disposição do visitante. Será uma oportunidade única do público visitar a exposição sendo guiado pelo próprio curador da mostra. Além disso, ele poderá dialogar com qualquer um sobre arte contemporânea brasileira, boliviana, internacional, bienal... a pauta é livre.

Serviço
New Brasil, Bolívia Now
De 6 de setembro a  4 de novembro
Local: Memorial da América Latina
Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, portões 1 e 5
Estacionamentos nos portões 4 e 8 (R$ 5,00)
ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário