sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Exposições no MASP



PAPÉIS ESTRANGEIROS: GRAVURAS DA COLEÇÃO MASP

Uma seleção com mais de 80 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura estará em exibição no MASP a partir de 15 de junho. Papéis estrangeiros: gravuras da coleção MASP traz obras do espanhol Goya, do alemão Dürer, dos holandeses Rembrant, Jan van Vliet e Lucas van Leiden, do argentino Leon Ferrari, entre outros pintores e ourives. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a exposição fica em cartaz até 28 de outubro no segundo andar do museu.

Esta exposição é a sequência de outra, dedicada aos papéis brasileiros da Coleção MASP, também no campo da gravura, em 2011, e marca uma atenção do museu para com esta arte, expressa em exposições como as séries completas de Goya (2007); Desenhos espanhóis do Século 20 (2008); Primeiro Expressionismo alemão (2008); O mundo mágico de Marc Chagall (2010) e Uma semana de bondade, de Max Ernst, apontada pela APCA como a Melhor Exposição Internacional de 2010.

Até 28 de Outubro.

DEUSES E MADONAS – A ARTE DO SAGRADO

Uma obra-prima de um mestre do Renascimento e uma instalação do artista brasileiro contemporâneo Eder Santos são os destaques de Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado. São Jerônimo Penitente no Deserto, que o jovem Andrea Mantegna concluiu em 1451 e foi uma das principais obras na maior retrospectiva do autor, realizada em 2008 em Paris, no Louvre, está de volta ao MASP depois de restaurada pela equipe do museu francês. 

Concebida pelo curador Teixeira Coelho a partir de 40 obras-primas do acervo do museu, a maioria do século XIV ao XIX, Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600);  Delacroix (As quatro estações, c.1856);  Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A Ressurreição de Cristo, 1499-1502), entre outras.


Sem previsão para encerramento.

CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES

De renomados museus italianos e coleções particulares, chega ao Brasil a maior exposição de obras do gênio italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio, que nasceu em setembro de 1571 e morreu em julho de 1610 e é considerado o principal representante do Barroco. CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES apresenta seis obras-primas do artista e outras 14 obras de artistas diretamente influenciados por sua obra e técnica, entre eles Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera.

Pela primeira vez fora da Itália, a famosa Medusa Murtola (recentemente identificada como a “Medusa original”) e o Retrato do Cardeal poderão ser vistos de 02 de agosto a 30 de setembro de 2012 no 1º andar do MASP. Para o curador italiano Giorgio Leone essa será oportunidade única para o público brasileiro: “Das obras produzidas por Caravaggio em seus 38 anos de vida, apenas 62 chegaram aos nossos dias”, diz.

Até 30 de setembro

O ESPECTRO DIVERSO – 600 ANOS DE CERÂMICA COREANA

Exposição concebida especialmente para o MASP traz raros exemplares da arte cerâmica em mostra organizada pela curadoria do Museu Nacional da Coreia. Obras-primas produzidas ao longo de séculos estarão ao lado de outras, contemporâneas, que reinterpretam os princípios tradicionais dessa arte. Nestes 600 anos de história, técnicas de elevado nível refletem o desenvolvimento de conceitos e ideologias que moveram os artistas coreanos ao longo do tempo.

Destaque em museus como o Metropolitan de Nova York e Museu de História Natural de Washington, a cerâmica coreana ocupa lugar de destaque no gênero e pela primeira vez será mostrada no Brasil. Na visão de Teixeira Coelho, curador do MASP, “será uma ocasião singular para apreciar a manifestação da beleza em seu estado mais puro, apesar da funcionalidade que as peças mostradas possam ter”.

Até 25 de novembro

Visitas Orientadas

Todas as exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, têm um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251.5644, ramal 2112. 

Serviço:
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes.
Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h.
A bilheteria fecha meia hora antes.
Tel.: (11) 3251.5644

Nenhum comentário:

Postar um comentário