Lucinha estava com quatro anos e carregava sua
chupeta de estimação para todo lado. Isso constrangia bastante a mãe, que já
havia sido alertada por várias pessoas: educadores, dentista, amigos. Já
tentara de muitas maneiras fazê-la largar: promessas, ameaças, comparações...
tudo em vão. Até que um dia, a caminho da escola, atravessando uma ponte sobre
o rio, a mãe sugeriu a Lucia que jogasse a chupeta para o rio levá-la. A
menina concordou e combinaram que no dia seguinte fariam isso. Proposta ousada,
pois não haveria retorno... Assim foi feito, e como das outras vezes, a
garotinha pediu de volta o objeto querido. Então a mãe explicou que a chupeta
não poderia voltar, mas propôs a Lucia que construíssem um barquinho de papel e
o jogassem no rio para ele fosse encontrar-se com a chupeta. A partir de então,
Lucinha colocou vários barquinhos na água, até que um dia 'se esqueceu' da
chupeta...
Sabemos que muitos pais enfrentam a dificuldade de
ajudar seus filhos a se desprenderem de objetos, ou de atitudes que se fixam
insistentemente. A substituição dessas ligações deve ocorrer como um barquinho
que desliza na água, passando de um lugar para o outro. Os adultos que
acompanham esses movimentos de passagem são testemunhas das novas aquisições
que surgem quando a criança larga a chupeta, deixa a mamadeira, para de chupar
o dedo. Aparecem desenvolvimentos na fala, nas brincadeiras, nos interesses por
companheiros, na coordenação motora.
A mãe do nosso exemplo teve uma ideia bastante
criativa: forneceu o recurso para que a pequena pudesse se soltar do objeto ao
qual estava atada. A menina ficava um bom tempo do dia parada, praticando o
chupeteio com o olhar meio perdido, desligada do mundo ao seu redor. Ela ajudou
a garota a se divertir com outro prazer, o de fazer barquinhos irem pelo rio e
imaginar histórias.
Esperamos que Lucia continue encontrando e usando
recursos que lhe permitam circular por águas antes não navegadas...
Helena Mange
Grinover - Psicologia
Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes
Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis.
http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes
– Psicóloga;
professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de
Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto
Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br
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