sexta-feira, 7 de junho de 2013

Exposição homenageia Plínio Marcos no Memorial

A instalação que o artista Kaio Romero inaugura no dia 18 no Memorial da América Latina tem como tema e leva o nome do livro Inútil Canto, Inútil Pranto pelos Anjos Caídos, que Plínio Marcos, morto em 1999, escreveu 20 anos antes. A exposição fica em cartaz até 21 de julho sob a marquise do Pavilhão da Criatividade.

O trabalho de Romero – mais conhecido lá fora - desperta curiosidade: na busca de novos significados e formas para linhas e cores que dialoguem com o conteúdo (estilo a que chama de literatura críptica), ele, tal qual no texto de Plínio, utiliza mecanismos da repetição, do recorte e da colagem de textos literários para narrar a decadência do orgulho indígena. No seu livro, o personagem do velho índio é incitado a “ver, ver de ver, ver de perceber, ver de penetrar nas entranhas das coisas, ver de enxergar o essencial.”  

Parte da pesquisa que ele fez para chegar ao formato desejado teve como fonte as obras de artesanato popular dos povos latino-americanos expostas no Pavilhão da Criatividade. Paulista, de formação europeia em digital designer, Kaio Romero já expôs em Londres, Nova York e Berlim e agora, pela primeira vez, em São Paulo.

A obra, de 5mx1,75m, é composta de várias lâminas de papelão em relevo e de tamanhos variados, com pinturas de padrões na cor preta que se intercalam em uma trama que cobrirá parte da fachada externa do Pavilhão da Criatividade.

Serviço:
Instalação Kaio Romero
Inútil Canto, Inútil Pranto Pelos Anjos Caídos. Plínio Marcos
Marquise do Pavilhão da Criatividade
De 18 de junho a 21 de julho
Das 9h às 18h

Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário