sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Internacional dos Museus - Programação Especial


Dia Internacional dos Museus 2013


No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. A data, criada pelo Comitê Internacional de Museus - ICOM, tem por objetivo sensibilizar o público para importância dos museus na sociedade.

Na Inglaterra, situa-se o primeiro museu que se tem registro: o Ashmolean Museum, criado em 1683 a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole.

De acordo com os preceitos do ICOM, um museu deve ser uma instituição a serviço da sociedade e seu desenvolvimento, com propósitos de estudo, educação e prazer, comunicando e exibindo as evidências naturais do homem e do ambiente.

Para comemorar a data vários Museus da cidade estão com programação especial durante o mês de maio, em especial neste dia 18. Veja abaixo:


MAM
11h -12h :: Arte de rua
Desenho sidewalk. Todos os públicos. Bolsão de estacionamento atrás do MAM
15h-16h :: Oficina de grafitti  com João Paulo “Nove”
Todos os públicos. Marquise do Ibirapuera, junto ao MAM
16h30 -18h :: DJ set com Lisa Bueno e convidados
Todos os públicos. Marquise do Ibirapuera, junto ao MAM

Centro histórico Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis, oferece um tour monitorado pelas suas instalações, que hoje são consideradas Patrimônio Histórico e Cultural.

O roteiro sugerido leva o visitante a um agradável passeio que envolve a parte mais antiga do Campus, partindo do Edifício Mackenzie, datado de 1896, construído para abrigar a primeira Escola de Engenharia privada do país. Nele se encontra o Centro Histórico Mackenzie (CHM), que mantém viva a memória da instituição. No acervo do CHM é possível encontrar jornais antigos, relatórios de constituição do Mackenzie, livros raros (até 1910/1915), métodos de ensino da época, troféus, fichas de alunos antigos.

O espaço do Centro Histórico também é utilizado para uma série de apresentações que incluem shows ao vivo com músicos renomados. Além disso, no hall principal do prédio, há um piano onde visitantes e alunos podem tocar. Dessa forma, é comum almoçar na Cafeteria do prédio ouvindo vários estilos musicais que vão do clássico ao pop.


Museu Afro Brasil
Museu Afro Brasil realiza a abertura da exposição “Fela Kuti - O Design Gráfico dos LPs”, que exibe 41 capas de discos do músico nigeriano criadas pelo artista Leemi, que revelam a Nigéria dos anos 70 e 80. No mesmo dia, o Museu Afro abre também a mostra “A imagem do preconceito”, constituída de objetos que convidam à reflexão sobre o preconceito e sua permanência mesmo 125 anos após a abolição da escravatura no país.

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra apresenta a mostra “Coleção Grieco”, que exibe parte de um rico acervo de prataria e arte sacra

Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira exibe a Bienal Ibero-Americana de Design, com uma seleção de peças apresentadas nas três últimas edições da exposição que acontece em Madri, na Espanha.

Museu da Imagem e do Som
No Museu da Imagem e do Som acontece, o projeto “Maio Fotografia no MIS”, com exposições dedicadas à fotografia, incluindo retrospectivas dos brasileiros Chico Albuquerque e Carlos Ebert e do francês Willy Ronis.

Pinacoteca
Pinacoteca exibe a mostra “Seis séculos de arte chinesa” na coleção do Musée Cernuschi, um dos mais antigos e importantes museus de arte asiática da França. A exposição reúne 120 pinturas, apresentando desde os mais importantes artistas da China imperial até pintores chineses que depois da década de 1930 escolheram Paris como lugar de formação e espaço de criação.

Museu do Futebol
Museu do Futebol realizará contação de história sensorial e diversas atividades como a brincadeira “Com que roupa eu vou”, em que o visitante será convidado a montar as roupas contemporâneas e antigas utilizadas por torcedores, jogadores e juízes de futebol.

Casa das Rosas
A Casa das Rosas terá sarau e apresentações de teatro e de música. O principal destaque é o show de Mônica Salmaso e André Mehmari, que acontece às 20h.

Catavento
O Catavento oferece uma visita histórica guiada pelo Palácio das Indústrias, construído nos anos de 1920. Na atividade, os visitantes percorrerão a edificação, ao mesmo tempo em que serão informados sobre fatos históricos da cidade de São Paulo, com destaque para o final do século 19 e início do século 20.



Nenhum comentário:

Postar um comentário