'Acho importante que meu filho faça o que
gosta. Por que ficar numa atividade que o incomoda?' 'Vou tirar meu filho do
judô, ele tem reclamado bastante do professor'.
'Não sei se deixo minha filha continuar a natação, ela se queixa tanto
na hora de levantar e se trocar!
Essas
frases nos fazem pensar... Nos dias atuais vivemos uma super valorização do
prazer, das satisfações imediatas e a ansiedade dos pais com essas questões se
mostra mais evidente. Qualquer sinal de insatisfação nos pequenos é logo notado.
Quando
os adultos se afligem muito rapidamente com essas 'infelicidades', podem
impedir conquistas importantes.
Sabemos
que os prazeres obtidos de imediato não colaboram para o desenvolvimento da
capacidade de modificar a realidade, ou a si mesmo, para conseguir o que é
desejado. Receber satisfação como o resultado da simples manifestação da
vontade, atende mais às necessidades do bebezinho. Para ele, o mundo deve
funcionar primordialmente assim: 'eu quis, aconteceu'. Mas, ao longo da vida, de acordo com suas
possibilidades, a criança precisa ser capaz de conter os anseios e fazer
transformações para chegar ao que almeja. A aquisição de conhecimento,
habilidades e tenacidade para realização de trabalhos, têm por base a
tolerância de suportar certas frustrações. Essa é uma das condições da
perseverança, que conduz a um prazer conquistado e seguro.
Podemos
pensar que, mesmo quando o professor não corresponde totalmente às expectativas
do aluno, a atividade é difícil e há momentos maçantes, ou que 'dá preguiça' na
hora de ir à natação, pode ser promissor evitar decisões rápidas, valorizando
demais as queixas. Cabe aos pais e
educadores, juntamente com as crianças, avaliar quando e quanto a falta do
prazer imediato deve ser suportada para que elas possam obter prazer das vitórias
sobre si mesmas...
Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e
do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho
do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação
Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento
Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do
Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br
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