terça-feira, 16 de outubro de 2012

Alimentação saudável para prática de atividades físicas



A obesidade cresce, cada vez mais, entre crianças e adolescentes. Por isso, é recomendável que desde cedo já comecem a praticar atividades físicas para evitar o sedentarismo, melhorar a saúde e aumentar o bem-estar.

A participação das crianças em eventos esportivos deve ser descontraída, proporcionando a integração, divertimento, auxiliar no crescimento e tentar evitar possíveis enfermidades. Mas, há outro ponto importante que muitos não dão importância: a alimentação.

Praticar as atividades físicas já ajuda muito no desenvolvimento da criança e do adolescente. Porém, é indispensável que se preocupem também com o que comem. Até mesmo porque a alimentação é fundamental para que se tenha um ótimo desempenho esportivo; principalmente quando se trata de crianças e adolescentes, que necessitam de uma maior quantidade de energia.

Carnes em geral, leite e derivados e frios são indispensáveis para o crescimento adequado e recuperação muscular. Aqueles que não ingerem cálcio (presente no leite e derivados) ficam com os ossos mais fracos. Por isso é importante ficar atento a esses detalhes.

O ferro também é fundamental na prática de atividades físicas. Pois, auxilia no crescimento e transporta oxigênio no sangue e no músculo.

Outro aspecto importante é a desidratação. É aconselhável ingerir líquidos a cada 15 ou 20 minutos, mesmo que não tenha sede. Mas, pessoas portadoras de diabetes, hipertensão, entre outras patologias, devem tomar cuidado com as bebidas esportivas.

Antes de ir aos treinos é preciso fornecer energia ao corpo. Isso pode ser feito por meio de frutas, banana com aveia, pão com geleia, suco de frutas, etc. Durante o treino é importante tomar bastante água quando a duração for inferior a 60 minutos, se for mais que isso é necessária a ingestão de biscoitos, frutas.... E após o treino a criança ou o adolescente devem optar por um lanche rico em carboidrato e proteína para restabelecer a energia e fornecer substrato ao músculo.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário