Soninha,
que tem quatro anos, teve um terrível pesadelo à noite. Um bicho muito feio e
grande corria atrás dela tentando mordê-la. Ela gritava, procurava escapar, até
que acordou chorando, e se deparou com a mãe que vinha acalmá-la. Muito brava e
assustada, perguntou: 'porque você não
foi lá para me ajudar?'
Entre
3 e 6 anos aproximadamente, é comum as crianças terem pesadelos com temas relacionados a situações de perseguições,
devoramentos, desaparecimentos, ataques, diante das quais ficam incapazes de se
proteger.
Os
sonhos são uma produção psíquica que nos permite continuar a dormir enquanto a
cabeça prossegue ativa, buscando digerir as experiências vividas. Quando a
angustia que surge no sonho é grande, ele perde sua função de manter o sono e
acordamos.
Uma criança como a do nosso exemplo, não é
capaz ainda de fazer completamente a distinção entre o que pertence à realidade
e o que é sonho. O crescimento lhe permitirá reconhecer quando se trata de um
produto do seu mundo interno.
Muitas
vezes, para acalmar os filhos, os pais tentam separar o pesadelo do resto da
vida, diminuindo a importância do sonho: 'é bobagem, não é de verdade!' .
Enganam-se. Soninha, quando corre do bicho, mostra que está enfrentando
ameaças diante das quais se sente
enfraquecida. Essas situações ameaçadoras podem não estar ocorrendo 'na
realidade'.
Entretanto,
são verdadeiras para a criança que, especialmente nessa fase da vida,
experimenta rivalidades, sentimentos de exclusão e desejos de excluir. Está em
plena luta por seu lugar no mundo, pelo amor dos pais.
Conversar
sobre esses bichos, deixá-la falar sobre eles, pensar o que poderia fazer para
se proteger, são recursos que podem ajudá-la. Com o tempo, encontrará maneiras
de enfrentar as ameaças, que não lhe 'tirem o sono'.
Helena Mange
Grinover - Psicologia
Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes
Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis.
http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional
- Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para
Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do
Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário