Assim
se inicia uma conversa entre a menina de oito anos e sua mãe: 'Mãe, sabia que a
Rita namora o Edu?'. Assustada e curiosa a mãe pergunta: 'O que eles fazem,
filha? '. 'Ficam juntos, ué!'. ' Mas juntos como?' 'Ah, mãe, você sabe'. 'Não
sei, como é? Beijam, beijam na boca?' 'Sei lá ', diz a criança com um gesto de
quem perdeu a paciência e se distancia calada.
Na
faixa de sete a onze ou doze, há ensaios e maior abertura para amizades, mas
os laços amorosos mais importantes ainda
permanecem atados ao grupo familiar.
Namoro
é o que acontece após a puberdade, quando o desejo de amor e carinho se
concentra fortemente nas figuras de fora da família.
Seria
interessante que o dito 'namoro' das crianças pudesse ser visto por seus pais e
educadores como uma atividade completamente diferente daquela dos adolescentes
e adultos. Trata-se, na infância, de relações movidas pela curiosidade, pelo
desejo de imitar os mais velhos. As preferências afetivas são instáveis e
periféricas.
Os
educadores, ao atribuírem precocemente uma etapa sexual à criança, a afastam
daquilo que é próprio da idade, como o aprendizado escolar, o companheirismo
nas brincadeiras, o convívio despreocupado e espontâneo entre meninos e
meninas.
A
garota da nossa história fala de 'namoro' para ver o que sua mãe comenta sobre
o assunto. A mãe, talvez assustada com a própria interpretação dos fatos, se
expressa como quem está diante de um relacionamento de adolescentes. Deixa, dessa maneira, a menina confusa e inibida
com a dificuldade de explicar o que está se passando. Cabe aos adultos apontar
a diferença entre brincar e namorar, imitar os mais velhos, ser criança e ser
adolescente.
A
Rita e o Edu 'ficam juntos' na hora do lanche, depois correm com os amigos pelo
pátio...
Helena Mange Grinover - Psicologia
Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes
Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis.
http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação
Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento
Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do
Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br
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