segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Pereira


Um pai queria que seus filhos aprendessem sobre “julgamentos”. Incentivou-os a fazer uma viagem e observar uma pereira plantada bem longe de onde moravam.
                O primogênito chegou lá no inverno, o segundo foi enviado na primavera, o terceiro no verão e o caçula foi para lá no outono.
Quando todos já tinham feito a visita ao pé de pera,  o pai os reuniu e pediu que contassem o que tinham visto.
O primeiro descreveu a pereira como feia e retorcida e que não viu a menor graça nela. O segundo disse que não era verdade e contou que encontrou a árvore cheia folhas e de botões. O terceiro discordou totalmente dos outros dois irmãos e disse que ela estava cobertas de flores, que tinham cheiro tão doce e eram tão bonitas que ele arriscava dizer que eram a coisa mais linda que ele tinha visto.
O caçula por sua vez disse que a árvore estava arqueada com o peso das frutas tentadoramente brilhantes e saborosas!
O pai então afirmou que todos estavam certos, pois eles haviam visto apenas uma estação da vida da pereira, e que não se deve julgar uma árvore nem uma pessoa por apenas uma estação. A essência do que se é só pode ser constatada no conjunto, exatamente como no momento em que as estações se completam.
Se alguém desistir no inverno, perderá as promessas da primavera, a beleza do verão e a expectativa do outono.
Mantenha-se sempre firme, a sua vida e a de todas as pessoas é feita de várias estações, a cada uma delas existe uma beleza e um aprendizado a ser apreciado e admirado.

Texto Enviado por:
Tina Selano
Orientação Pedagógica e Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário