terça-feira, 31 de julho de 2012

6ª Feira de Profissões da USP - 2012


A Feira das profissões acontece de 2 a 4 de agosto, na Cidade Universitária. O evento é organizado em estandes, onde professores, alunos e funcionários das unidades de ensino e pesquisa fornecem informações sobre as atividades da instituição. A feira acontecerá das 9h às 17h.

Em 2011, o evento recebeu cerca de 38 mil pessoas. A organização solicita que os interessados realizem a inscrição gratuita através do site do Programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária . O procedimento pode ser realizado até o dia 3 de agosto.

Na feira, o público também pode realizar passeios aos museus e espaços existentes na unidade, através do Giro Cultural. Os visitantes terão à disposição um ônibus com monitores para explicar a história da USP e da criação do campus.

O evento contará com atividades esportivas, dinâmicas de orientação profissional e o Show da Física, com duas sessões diárias. Ao visitar a feira, o público também poderá fazer doação de roupas para a campanha do agasalho.

Durante o evento, haverá um espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o vestibular 2013 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), no qual será possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, cujo prazo se encerra no dia 3 de agosto. Outro estande trará informações sobre as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que estão abertas até 15 de agosto.

Informações:
6ª Feira de Profissões da USP –
02, 03 e 04 de Agosto, das 9hs às 17hs
Campus da Capital - CEPEUSP
Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 – Módulos 1 e 2
Tels.: (11) 3091-3513/ 3091-3511
uspprofi@usp.br

Arte Brasileira em Londres


Um grupo de 30 artistas brasileiros leva a Londres nesta semana as novidades da arte contemporânea do Brasil, com apresentações musicais, cinema, poesia, teatro e degustações gastronômicas, dentro da Olimpíada Cultural.

Os eventos começam amanhã, quarta-feira, e se estendem até sexta-feira, dia de encerramento do festival "Rio Occupation London", que durante o último mês mostrou na capital britânica os últimos trabalhos de jovens artistas brasileiros.

O objetivo é "levar novas obras a novos públicos" e exibir as últimas tendências da arte brasileira, segundo explicou nesta terça Ruth McKenzie, diretora do London 2012 Festival, que organizou um total de 12 mil eventos culturais em todo o Reino Unido.

O programa para estas três noites se distância do que habitualmente caracteriza a cultura brasileira e concentra o foco em novos artistas, segundo detalhou a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes.

"Temos muito orgulho de nosso samba, carnaval e bossa nova, mas o que queremos com este festival é trazer a Londres algo diferente e não tão conhecido, nossa arte contemporânea", acrescentou.

Durante o último mês, 30 jovens artistas trabalharam no centro de arte Battersea, ao sul de Londres, e suas obras poderão ser vistas na galeria de arte contemporânea "The Biscuit Factory", na margem sul do Tâmisa.

O público poderá desfrutar de eventos como o cabaré de Alessandra Maestrini ou a peça de teatro "Day by Night", dirigida por Emanuel Aragão, na qual os atores e o público interagem no palco.

Já a exposição fotográfica de Andrea Capella exibirá os contrastes entre as ruas de Londres, sede dos Jogos de 2012, e as do Rio de Janeiro, anfitrião das próximas Olimpíadas.
Outros destaques da programação são a fotógrafa Laura Lima, o DJ João Brasil e o grupo "Brazilian Kitchen Band", formado por chefs e músicos que cozinharão uma grande variedade de pratos típicos enquanto interpretam jazz.

As galerias da "The Biscuit Factory" exibirão ainda murais gigantes de dez metros com os versos do jornalista Ramon Mello e ilustrações do desenhista João Sanchez, assim como uma exposição de grafites londrinos, do fotógrafo Ratão Diniz.

Fonte: EFE - Agência EFE www.terrra.com.br

O que fazer com o tédio dos filhos?


'Mãe, posso ver televisão?', pergunta Tati,  menininha de 10 anos, em tom de aborrecimento. A mãe, com convicção, responde: 'Não, você já viu mais de 1 hora de TV hoje'. 'Mas eu não tenho nada prá fazer!', retruca a garota lamuriosa. E a mãe, voltando ao que estava fazendo, diz: 'Filha, o tédio faz parte da vida!'. Após alguns minutos, Tati reencontra uns bonecos que estavam esquecidos num canto e inicia com eles uma atividade que desperta seu interesse e a diverte...
As crianças costumam se dirigir aos adultos com essa queixa: 'não tenho nada prá fazer'. Geralmente, nesse momento se inicia uma sequência de sugestões do tipo 'que tal fazer isso, que tal fazer aquilo', e o mais comum é que  todas sejam  rejeitadas pela criança. A situação tende a ficar tensa, com os pais irritados e filhos cada vez mais insatisfeitos.
A reação da mãe de Tati é supreendente. Ela não se coloca na posição de quem é responsável por resolver o aborrecimento da filha. Dizendo que o incômodo faz parte da vida, mostra à garota  aceitação do sentimento que a perturba. Dessa maneira transmite a mensagem de que não é necessário que esse estado seja imediatamente eliminado. A tolerância por parte do adulto contribui para que a criança possa encontrar os próprios caminhos. No nosso exemplo, a garotinha assumiu a direção, fez a escolha e certamente desenvolveu sua capacidade criativa. Isso  não teria acontecido se a mãe tivesse acreditado que poderia lhe 'facilitar a vida'...
A cena mostra também como a televisão pode ser nociva quando utilizada para afastar a criança do contato com dificuldades que são, como falou essa mãe, parte da vida. A anestesia e o torpor que a menina procurava na tela teriam causado no seu dia um empobrecimento lamentável.

Você já observou como seu filho enfrenta situações de tédio? Poderia de nos contar como você reage?

Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/

Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis.
http://www.institutozeroaseis.com.br/

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festa da Família no Concórdia




A Festa da Família, do Colégio Concórdia, acontecerá no dia 18 de Agosto, das 9hs às 12hs. Um encontro entre as famílias, os alunos e os professores, uma manhã muito divertida com oficinas entre pais e filhos e com apresentação circense de Pri Tavares, artista e professora de circo.

A Pereira


Um pai queria que seus filhos aprendessem sobre “julgamentos”. Incentivou-os a fazer uma viagem e observar uma pereira plantada bem longe de onde moravam.
                O primogênito chegou lá no inverno, o segundo foi enviado na primavera, o terceiro no verão e o caçula foi para lá no outono.
Quando todos já tinham feito a visita ao pé de pera,  o pai os reuniu e pediu que contassem o que tinham visto.
O primeiro descreveu a pereira como feia e retorcida e que não viu a menor graça nela. O segundo disse que não era verdade e contou que encontrou a árvore cheia folhas e de botões. O terceiro discordou totalmente dos outros dois irmãos e disse que ela estava cobertas de flores, que tinham cheiro tão doce e eram tão bonitas que ele arriscava dizer que eram a coisa mais linda que ele tinha visto.
O caçula por sua vez disse que a árvore estava arqueada com o peso das frutas tentadoramente brilhantes e saborosas!
O pai então afirmou que todos estavam certos, pois eles haviam visto apenas uma estação da vida da pereira, e que não se deve julgar uma árvore nem uma pessoa por apenas uma estação. A essência do que se é só pode ser constatada no conjunto, exatamente como no momento em que as estações se completam.
Se alguém desistir no inverno, perderá as promessas da primavera, a beleza do verão e a expectativa do outono.
Mantenha-se sempre firme, a sua vida e a de todas as pessoas é feita de várias estações, a cada uma delas existe uma beleza e um aprendizado a ser apreciado e admirado.

Texto Enviado por:
Tina Selano
Orientação Pedagógica e Educacional

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Que dizem os Umbigos



O sarau O QUE DIZEM OS UMBIGOS não é apenas um sarau literário, mas sim um espaço aberto à todo tipo de manifestação artística, apresentações de dança, música, intervenções, poesia, contos rápidos, contação de histórias, teatro, exposições de artes plásticas e artesanatos, tudo que a arte permite é bem vindo em nosso sarau.

Os realizadores do Sarau “O que dizem os Umbigos?!", Daniel Marques e Samara Oliveira contam que o nome nasceu da pergunta porque podemos ver que em tempos atuais,que são regidos pela cultura de massa televisiva e tecnológica, as relações humanas partem cada vez mais para o âmbito individual, e acabamos nos distanciando cada vez mais do diálogo, da troca de experiências  e do exercício da escuta; é nesse momento que entramos em cena para fazer a pergunta que estimulo o mover:” O que dizem os Umbigos?', com o intuito de que paremos um pouco  de “olhar para os nossos umbigos e passemos a dialogar com o umbigo do outro”O Sarau O QUE DIZEM OS UMBIGOS, surgiu de conversas e debates sobre a importância de atividades culturais frequentes e permanentes na Casa de Cultura do Itaim Paulista.

Um passo aparentemente simples, mas de muita importância foi tomado, o projeto foi feito e a esperança foi implantada
E no dia 15 de agosto de 2009 foi inaugurado o grande e espetacular SARAU O QUE DIZEM OS UMBIGOS, e o que parecia que não sairia de uma roda de amigos se apresentando foi crescendo, muita gente chegou e ainda chegará.









Florilégio Musical




Aplaudido espetáculo teatral Florilégio Musical. Peça que tem Elias Andreato na direção e, no elenco, os atores Mira Haar e Carlos Moreno.
Visto por mais de 16 mil espectadores desde sua estreia, com muito bom humor e animação, o espetáculo homenageia nomes como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel, e Edith Piaf, em um setlist de 40 músicas, intercaladas com leitura de poemas. A proposta é relembrar o público mais velho do encanto dos bailes e festivais da época e introduzir o público jovem a essas canções. Mira Haar e Carlos Moreno interpretam as  canções românticas e engraçadas, com humor e poesia para comemorar os 40 anos de amizade e marcar a reencontro deles no palco depois de 25 anos.


Serviço:
Florilégio Musical - Mira Haar e Carlos Moreno

Pinacoteca do Estado
Data: Até 05 de agosto de 2012
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Classificação indicativa: 04 anos.
LOCAL - Estação Pinacoteca ( Lotação: 150 lugares)
Largo General Osório, 66, Luz. Próximo à estação da Luz.
Informações: Tel.(11) 33354999

terça-feira, 17 de julho de 2012

O menino mais rico do mundo


A peça "O Menino Mais Rico do Mundo", dirigida por Bete Rodrigues  estreou em junho, no Teatro Ágora, segue até o final das férias.

Rodrigues é diretora de teledramaturgia da TV Cultura e responsável por séries como "Vila Sésamo".

Encenada pelo ator Danilo Dalfarra, a história acompanha as ideias do menino quase moço, João, que tenta transformar o lixo e objetos descartados à sua volta em algo útil.

O monólogo busca discutir o conceito dos 'três erres' - reduzir, reutilizar e reciclar - no cotidiano das pessoas e trazer reflexões sobre o valor das coisas.

A produção tem a participação de Tata Fernandes (da Banda Mirim), responsável pelos arranjos, e Xico Abreu, que assina as letras das canções.

Serviço
O Menino Mais Rico do Mundo"
Até 29 de julho, sábados e domingos, às 17h
Ingresso: R$ 20,00
Teatro Ágora
Rui Barbosa, 714;
Tel.: 3284-0290

Sobre o Ágora Teatro
A missão do Agora é oferecer à cidade de São Paulo diversas atividades sempre relacionadas ao teatro, a reflexão e a produção de novos sentidos para os temas contemporâneos que envolvem o próprio teatro, a cidade e a cultura.O projeto do Ágora Teatro nasceu do interesse no desenvolvimento da arte teatral, no que ela tem de mais essencial: o trabalho do ator.
O espaço está dividido em 3 salas - Espaço Ágora: 45 lugares,
Sala Edith Siqueira: 50 lugares, Sala Gianni Ratto:  88 lugares

Musical Galinha Pintadinha


Com mais de 270 milhões de acessos na internet e 250 mil CDs e DVDs vendidos, as cantigas infantis podem ser assistidas ao vivo no Teatro das Artes aos finais de semana, através no mais recente sucesso Galinha Pintadinha, o musical.

O desenho infantil Galinha Pintadinha canta diversas músicas tradicionais infantis com personagens como a própria Galinha, o Galo Carijó, entre outros. O musical foi assistido por mais de 30 mil pessoas no Rio de Janeiro e agora chega à capital paulista.

A montagem é uma encenação lúdica que mescla canções e histórias. Alguns personagens conhecidos das músicas também estarão presentes, como a Dona Chica de “Atirei o pau no gato...” e as Borboletinhas da cozinha.

Serviço:
Galinha Pintadinha, o Musical
Data: até 16 de dezembro de 2012.
Horário: sábados e domingos, às 15h e às 17h.
Local: Teatro das Artes.
End.: Avenida Rebouças, 3970 - 3º piso - Pinheiros.
Tel.:  (11) 3034-0075.

Sobre o Teatro das Artes
O Teatro das Artes tem capacidade para 770 lugares e está localizado no Shopping Eldorado, por onde circulam milhares de pessoas mensalmente. Possui com um amplo bar / bombonière e salas complementares às instalações do teatro, para apoio a eventos.
Na Platéia possui 449 Poltronas e no Balcão: 293 Poltronas

O Teatro das Artes/SP exibe anualmente aproximadamente 240 apresentações de espetáculos adultos e infantis.

Programação de Férias Teatro Folha


O Teatro Folha tem uma programação especial para o mês das férias - todos os dias acontece a apresentação de uam peça  infantil. As apresentações acontecem às 16h durante a semana e às 16h e às 17h40 aos finais de semana


Programação semanal:
Segunda-feira -  Histórias por Telefone
Terça-feira - João e o Pé de Feijão
Quarta-feira - O Bobo do Rei.
Quinta-feira - Pedro e o Lobo.
Sexta-feira - Palhaços Batata, Tonelada e Pinhão, na Tarde de Palhaçada
Sábado e domingo - Alice no País das Maravilhas e Os Saltimbancos

Serviço:
Festival de Férias do Teatro Folha
Até 29 de julho
Horário: de segundas às sextas, às 16h; sábados e domingos, às 16h e às 17h40.
Local: Teatro Folha.
End.: Avenida Higienópolis, 618 - Shopping Pátio Higienópolis.
Preço: R$ 30 (meia entrada para estudantes e idosos).
Tel.:  (11) 3823-2323.

Sobre o Teatro Folha

O Teatro Folha, inaugurado em novembro de 2001, é um dos espaços culturais sofisticados da cidade e oferece ao público uma diversidade de linguagens artísticas. O teatro está localizado dentro do Shopping Pátio Higienópolis.

Com 305 lugares distribuídos entre plateia e camarotes duplos, foyer e equipamentos de última geração, o teatro tem projeto arquitetônico de J. C. Serroni, o mesmo que reformou os teatros Municipal e São Pedro.

38% dos Estudantes universitário não dominam a leitura


No ensino superior, alunos não sabem ler e escrever plenamente


Por LUIS CARRASCO, MARIANA LENHARO, estadao.com.br
Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. O indicador reflete o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade.

Criado em 2001, o Inaf é realizado por meio de entrevista e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. Elas respondem a 38 perguntas relacionadas ao cotidiano, como, por exemplo, sobre o itinerário de um ônibus ou o cálculo do desconto de um produto.

O indicador classifica os avaliados em quatro níveis diferentes de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo. Aqueles que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais, ou seja, são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações.

Segundo a diretora executiva do IPM, Ana Lúcia Lima, os dados da pesquisa reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino, pois o aumento da escolarização não foi suficiente para assegurar aos alunos o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita.

"A primeira preocupação foi com a quantidade, com a inclusão de mais alunos nas escolas", diz Ana Lúcia. "Porém, o relatório mostra que já passou da hora de se investir em qualidade."

Segundo dados do IBGE e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), cerca de 30 milhões de estudantes ingressaram nos ensinos médio e superior entre 2000 e 2009. Para a diretora do IPM, o aumento foi bom, pois possibilitou a difusão da educação em vários estratos da sociedade. No entanto, a qualidade do ensino caiu por conta do crescimento acelerado.

"Algumas universidades só pegam a nata e as outras se adaptaram ao público menos qualificado por uma questão de sobrevivência", comenta. "Se houvesse demanda por conteúdos mais sofisticados, elas se adaptariam da mesma forma."

Continue lendo a matéria em:

terça-feira, 10 de julho de 2012

SESC nas Férias


Mostra Sesc de Artes  2012

Projetos nacionais e internacionais compõem a programação que prioriza a estética e o pensamento contemporâneo.

As atividades, em todas as linguagens artísticas, deflagram a investigação de aspectos em que relacionam a tradição e a contemporaneidade.
Em todas as unidades da capital e em espaços públicos. 


Serviço:
De 19 a 29 de julho
Todas as unidades do SESC
Ingressos: à venda na Rede INGRESSOSESC
Programação completa: SESC

Exposição Pinóquio: Uma Bela Arte

A fábula de Carlo Collodi, “As Aventuras de Pinóquio” ganha vida nesta exposição a partir do trabalho de diversos artistas contemporâneos. Um percurso de dez instalações desenvolvidas por criadores nacionais e internacionais, como Alex Pinna, Katia Meneghini, Thanos Zakopoulos, Zaven Paré, studio Magenta, Luciana Magno, Graffiti Research Lab, Vera Uberti, Marti Guixe e Studio Azzurro, dialogam entre si constituindo uma nova narrativa e estabelecem um caminho lúdico no qual o público é convidado a participar da construção dos sentidos da mostra e da grande aventura do protagonista.

Serviço:

Local: SESC Belenzinho - Galpão cultural e área de exposições.
Visitação de 18 de julho a 18 de novembro de 2012
Acesso à exposição para visitação até 1 hora antes do fechamento do espaço.
Agendamento de grupos: (11) 2076 9772

Informações: Sesc Belenzinho

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aula de culinária para crianças




Uma atividade diferente para crianças durante as férias: aulas de culinária. Receitas divertidas, que estimulam o interesse pelos alimentos, a organização, o trabalho em equipe e a criatividade


As aulas têm 2hs de duração e podem ser agendadas de 2a a 6a feira, pela manhã ou à tarde. Os utensílios e os ingredientes necessários, além dos uniformes e receitas são fornecidos pela escola. As crianças degustam seus quitutes durante a aula e levam parte da “produção” para compartilharem o que aprenderam com suas famílias.


Programação de Férias Memorial da A. Latina


Exposição – Na Galeria Marta Traba, cerca de 150 obras de 100 artistas italianos que se radicaram aqui, ou de seus descendentes e de outros que vieram para outros países da América do Sul se estabeleceram no Brasil.  A exposição vai até o dia 19 de agosto, com entrada gratuita, de 9h às 18h, inclusive nos feriados.
Informações: www.memorial.org.br

Cavalo Nóia – De 11 de julho até 26 de agosto o Pavilhão da Criatividade expõe fotos, vídeos, painéis, pinturas, livros, alegorias e instrumentos musicais que fazem parte da tradicional Festa do Cavalo Nóia, manifestação da cultura popular nas periferias e que se realiza no final do ano na Escola Estadual Lauro Pereira Travassos, na Vila Missionária, zona sul de são Paulo. A entrada é gratuita, de 9h às 19h, de terça a domingo.
Informações: www.memorial.org.br

Festival de Cinema – Pelo sétimo ano consecutivo o Memorial realiza o Festival de cinema Latino-americano de São Paulo, com espetáculos também nas salas do Cinesesc e na Cinemateca. De 13 a 19 de julho, com entrada gratuita.
Informações: www.memorial.org.br

Anima Mundi – O maior festival internacional de animação no Brasil traz 448 atrações este ano, 80 deles de produções nacionais. Animadores famosos no mundo inteiro estarão dialogando com o público.
Informações: www.animamundi.com.br



Discutindo o mercado de Shows e Música


Nos últimos 20 anos o mercado de Shows e Música passou por uma verdadeira revolução na América do sul, na ponta desse movimento o Brasil assumiu definitivamente um papel importante nesse cenário, firmando-se com  destaque no continente.

Workshop Music Business, é um evento que reunirá profissionais atuantes na área para dar sua visão do mercado de Entretenimento e do Negócio de música. Levantando questões sobre a estrutura, o crescimento e os negócios neste grande Negócio.


Serviço:
Workshop Music Business
Data: 16 a 31 de julho de 2012
Local: Hilton Hotel
Informações e Inscrições: contato@aparty.com.br