quinta-feira, 27 de março de 2014

Inscrições abertas para a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Já estão abertas as inscrições para a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever, até o dia 23 de maio, alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 11ª edição, a ser realizada entre 21 e 26 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. “O programa é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e coletivo. Por meio dele é possível discutir e apresentar propostas e soluções para os problemas brasileiros, o que reforça a questão do protagonismo juvenil”, afirma o responsável estadual pelo Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei nas áreas de Educação Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor e Saúde e Segurança Pública. No site da Câmara dos Deputados é possível conferir explicações sobre como elaborar um projeto de lei.

Após a elaboração do projeto, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no mesmo site, e anexar à ficha o projeto de lei, cópia do documento de identidade e do CPF e declaração de matrícula. O material deve ser entregue na escola do aluno para que seja encaminhado à Diretoria de Ensino. Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno.

A Secretaria da Educação selecionará 44 projetos que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo, resultando na escolha de 11 iniciativas. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei.

Crescimento

Os alunos das escolas paulistas têm se interessado cada vez mais pelo desenvolvimento de projetos e iniciativas voltadas para as áreas da política e da cidadania. Um levantamento, realizado pela Educação, apontou o crescimento no número de jovens inscritos no programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Em 2013, foram 212 projetos de lei inscritos para representar o Estado de São Paulo na competição nacional, contra 180 projetos recebidos em 2012, o que indica aumento de 17,7%.

Das propostas enviadas pelos alunos de São Paulo, foram pré-selecionados 44 projetos de lei, sendo 33 deles elaborados por alunos da rede estadual de ensino. Entre eles, está o trabalho do estudante Fabio Diego de Souza, da E.E. Anna Passamonti Balardin, em Sertãozinho, que visa a “redução de alíquota de impostos sobre produtos para veículos que possuam tecnologia híbrida”

Ficha de Inscrição e Informações estão acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário