quarta-feira, 19 de março de 2014

A Lição das Árvores

Na costumeira tagarelice infantil, Paola não fala. No recreio, Paola não grita.
Em sala, Paola não pergunta. Ela é só silêncio, que contrasta com a barulheira da escola.

Henrique, seu amigo, recorre ao professor Dino para auxiliá-lo a desvendar esse mistério, e aprende uma importante lição sobre diversidade por meio da observação das árvores. Será que as crianças são todas iguais?
“A Lição das árvores” é uma poética abordagem sobre as diferenças, que usa a imaginação e ludicidade infantil para, além de ampliar a percepção da criança para a natureza e o mundo à sua volta, auxiliar na compreensão de princípios básicos como o respeito, a diversidade e a igualdade na relação com o outro.
Roberto Parmeggiani é educador, formado pela Universidade de Bolonha. Trabalha com crianças e  pessoas com deficiência, realizando oficinas e animações em escolas. Administra sessões de formação para professores, assistentes sociais, educadores e pais que têm que lidar com deficiência, em particular, e diversidade. É presidente da Associação Centro de Documentação Handicap, que abriga a maior biblioteca especializada em temas relacionados a deficiência, voluntariado, e terceiro setor em geral.



Serviço:
A Lição das Árvores
Autor: Roberto Parmeggiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário