segunda-feira, 31 de março de 2014

Sala de Educadores




O Senac São Paulo realiza, de 28 de março a 24 de novembro, em 24 unidades da capital e do interior do Estado, a Sala de Educadores 2014. O tema desta edição é Diálogos que Transformam: construindo a educação que desejamos.

A proposta do evento é promover a reflexão sobre temas da área de educação a fim de contribuir com o processo de formação de educadores para que possam atuar como agentes na geração do conhecimento e no desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.

Esta edição traz para debates assuntos importantes que norteiam a prática educacional: avaliação formativa, a participação da família no processo de aprendizagem, educação inclusiva, cultura de paz, ética, psicologia, mediação de conflitos,  liderança e atitude, entre outros temas.

Confira a programação de cada unidade do SENAC
http://www.sp.senac.br/

31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição

O Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a consumir mais alimentos naturais e frescos. A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes


quinta-feira, 27 de março de 2014

Música de Bach no teclado - CIEE


Ótimas estreias no Reserva Cultural

Nesta sexta-feira, 28 de março, acontecem boas estreias no Reserva Cultural, da Avenida Paulista. 
Programa-se para não perder nada.

O Congresso Futurista
Uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou

Em Busca de Iara

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão Carlos Lamarca, tornando-se um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.



Entre Nós
Traz a história de amigos apaixonados por literatura que criam um grupo com o objetivo de publicar ao menos um livro de cada um de seus integrantes. Eles reúnem-se num sítio na Serra da Mantiqueira para comemorar a publicação do primeiro livro de um dos integrantes do coletivo. E resolvem escrever cartas para si próprios para serem abertas após exatos 10 anos onde expõem seus sonhos e projetos futuros. Novamente reunidos eles irão confrontar os sonhos da juventude com as imposições da maturidade.

Veja a programação completa no site
www.reservacultural.com.br –

(11) 3287-3529

Inscrições abertas para a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Já estão abertas as inscrições para a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever, até o dia 23 de maio, alunos entre 16 e 22 anos que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 11ª edição, a ser realizada entre 21 e 26 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os estados.

O objetivo do programa é possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. “O programa é uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e coletivo. Por meio dele é possível discutir e apresentar propostas e soluções para os problemas brasileiros, o que reforça a questão do protagonismo juvenil”, afirma o responsável estadual pelo Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei nas áreas de Educação Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor e Saúde e Segurança Pública. No site da Câmara dos Deputados é possível conferir explicações sobre como elaborar um projeto de lei.

Após a elaboração do projeto, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no mesmo site, e anexar à ficha o projeto de lei, cópia do documento de identidade e do CPF e declaração de matrícula. O material deve ser entregue na escola do aluno para que seja encaminhado à Diretoria de Ensino. Cada projeto de lei deve ter a autoria de apenas um aluno.

A Secretaria da Educação selecionará 44 projetos que serão encaminhados à Brasília, onde passarão por mais um processo seletivo, resultando na escolha de 11 iniciativas. Os alunos autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os tramites necessários até se tornar lei.

Crescimento

Os alunos das escolas paulistas têm se interessado cada vez mais pelo desenvolvimento de projetos e iniciativas voltadas para as áreas da política e da cidadania. Um levantamento, realizado pela Educação, apontou o crescimento no número de jovens inscritos no programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Em 2013, foram 212 projetos de lei inscritos para representar o Estado de São Paulo na competição nacional, contra 180 projetos recebidos em 2012, o que indica aumento de 17,7%.

Das propostas enviadas pelos alunos de São Paulo, foram pré-selecionados 44 projetos de lei, sendo 33 deles elaborados por alunos da rede estadual de ensino. Entre eles, está o trabalho do estudante Fabio Diego de Souza, da E.E. Anna Passamonti Balardin, em Sertãozinho, que visa a “redução de alíquota de impostos sobre produtos para veículos que possuam tecnologia híbrida”

Ficha de Inscrição e Informações estão acesse:


quarta-feira, 19 de março de 2014

Espetáculo - Água

Dirigido por Cida Almeida, o espetáculo traz à cena seis palhaços que acabam “entrando pelo cano” ao desperdiçar a água. Deparando-se com seu desaparecimento, esses personagens atrapalhados partem em uma fantástica jornada e passam pelas mais incríveis aventuras marinhas e ribeirinhas, em busca de tão valioso líquido incolor, inodoro e insípido.

“A questão da água nos serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permitiu colagens peculiares de números e cenas. Pretende-se aqui tratar o tema não de forma enfadonha e moralista, mas como um elemento que percorre toda a fábula.”, diz Cida Almeida.

O espetáculo “Água” nasceu em 2011, como parte das comemorações aos 10 anos do Clã – Estúdio das Artes Cômicas. Criou-se uma obra de linguagem híbrida com circo, a máscara do clown, o teatro e a pantomima. A história é contada em quadros que abordam a problemática da água sob diversos pontos de vista: desde questões relativas à responsabilidade sócio-ambiental, até as metáforas usadas popularmente com a palavra água, seu significado simbólico, seu poder enquanto agente da natureza e sua importância na vida de todos os seres. A peça procura, de maneira inusitada, tratar de questões que povoam o imaginário coletivo a respeito da água. “Até pra fazer lágrimas precisa de água!”, diz um palhaço em uma das cenas da peça, ao notar que não consegue mais chorar, pois a água acabou! O não didatismo do espetáculo fica por conta da lógica absurda desse personagem clássico do circo, que responde ao mundo com a sua fértil imaginação.

Toda a peça acontece em um picadeiro-piscina inflável, e cada quadro é apresentado valendo-se de elementos cênicos próprios, representando situações onde encontramos água em diferentes estados. Os adereços manipulados pelos palhaços ganham vida, estabelecendo relações diversas e criando situações cômicas variadas. A concepção sonora do espetáculo contempla clássicos do circo, do cinema e da música erudita. A trilha muitas vezes é o elemento norteador dos quadros onde a encenação é calcada por seu ritmo, melodia e andamento e em outras se apresenta como sutil acompanhamento da cena. Algumas músicas e efeitos sonoros são executados pelos palhaços utilizando instrumentos musicais inusitados.


SERVIÇO:
Água
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 - Lapa - Tel: 3864-4513.
De 28 de Março a 27 de Abril
Sábados e domingos, 16h.


R$10,00 e R$ 5,00

A Lição das Árvores

Na costumeira tagarelice infantil, Paola não fala. No recreio, Paola não grita.
Em sala, Paola não pergunta. Ela é só silêncio, que contrasta com a barulheira da escola.

Henrique, seu amigo, recorre ao professor Dino para auxiliá-lo a desvendar esse mistério, e aprende uma importante lição sobre diversidade por meio da observação das árvores. Será que as crianças são todas iguais?
“A Lição das árvores” é uma poética abordagem sobre as diferenças, que usa a imaginação e ludicidade infantil para, além de ampliar a percepção da criança para a natureza e o mundo à sua volta, auxiliar na compreensão de princípios básicos como o respeito, a diversidade e a igualdade na relação com o outro.
Roberto Parmeggiani é educador, formado pela Universidade de Bolonha. Trabalha com crianças e  pessoas com deficiência, realizando oficinas e animações em escolas. Administra sessões de formação para professores, assistentes sociais, educadores e pais que têm que lidar com deficiência, em particular, e diversidade. É presidente da Associação Centro de Documentação Handicap, que abriga a maior biblioteca especializada em temas relacionados a deficiência, voluntariado, e terceiro setor em geral.



Serviço:
A Lição das Árvores
Autor: Roberto Parmeggiani

Um papo para novos Empreendedores

Na obra “Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios”, Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli reúnem para um bate-papo um grupo de seis personagens fictícios, futuros empreendedores que, pelos motivos mais distintos, optaram por abraçar o sonho de viver de forma autônoma.

Para o desenvolvimento da competência empreendedora atrelada à Educação Financeira, a obra está fundamentada na já consagrada Metodologia DSOP, formada pelos quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Neste bate-papo, vai se construindo a rota para atingir a melhor forma de abrir e gerenciar uma empresa, mesclando, na dose certa, os conhecimentos e experiências adquiridos pelos autores.

Serviço:
Papo Empreendedor – Uma reflexão essencial para chegar ao topo e ter sustentabilidade nos negócios
Autores: Reinaldo Domingos e Irani Cavagnoli
Editora DSOP

quinta-feira, 13 de março de 2014

Teatro CIEE apresenta a peça “13"

13 narra a derradeira tarde de domingo na vida de Paulo, empresário bem sucedido e Pedro seu motorista. Sozinhos em um sítio no interior de São Paulo esperando o proprietário para fechar negócio com as terras, Paulo nota a inquietação de Pedro acompanhando pelo rádio os últimos jogos de futebol da semana. Até descobrir que o motorista está prestes a fechar os 13 pontos da loteria esportiva numa semana repleta de zebras.



Serviço:
13
17/03/2014 - 2ª feira - 19:30hs
ESPAÇO SOCIOCULTURAL - TEATRO CIEE (PRINCIPAL)
RUA TABAPUÃ, 445 - ITAIM BIBI-SÃO PAULO

Haverá estacionamento gratuito no local.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Alabama Monroe


12 de Março - Dia do Bibliotecário

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.


Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.

Fonte: Wikipedia