segunda-feira, 29 de abril de 2013

1º Festival Latino Americano de Pipas


O evento que acontece no próximo fim de semna no memorial da América Latina terá exibição de pipas ornamentais e oficinas, nas quais as crianças poderão criar seus próprios papagaios.

Além do Campeonato que premiará os vencedores, com troféus e brindes, haverá ainda o evento: PIPAS COM SEGURANÇA, que distribuirá pipas com regras de segurança estampadas, linha 10 Corrente, rabiolas e gibis educativos contendo 10 regras de segurança em forma de historia em quadrinhos, educando a todos quanto a soltura correta de pipas e papagaios.

Pais e filhos que forem ao Memorial da América Latina no próximo fim de semana devem estar preparados para uma maratona de atividades e brincadeiras. Além do fstivald e Pipas o Memorial incorpora ao seu projeto popular mais atrações muito procuradas pela meninada: piscina de bolinhas, cama elástica e tobogã jacaré. E uma novidade refrescante: o sistema de vaporizadores de névoa para dias de calor e baixa umidade relativa do ar.

Serviço:
1º Festival Latino Americano de Pipas
Dais 04 e 05 de maio – das 10:00 às 17:00hs.

Linha de Pipa – histórias infantis de um tempo sem Internet


Livro reúne mais de oitos histórias diferentes!

O livro “Linha de Pipa – histórias infantis de um tempo sem Internet” mostra como as crianças brincavam antes da popularização do computador e games eletrônicos

O jornalista João Fortunato acaba de publicar pelo selo Clube de Autores o livro “Linha de Pipa – histórias infantis de um tempo sem Internet”, uma reunião de várias histórias que, espera o autor, mexam com o imaginário das crianças. “A idéia é mostrar, de forma agradável e interessante, como as crianças brincavam antes do surgimento da Internet e dos jogos eletrônicos”, explica Fortunato.

O autor revela que trabalhou - nas diferentes histórias que compõem o livro Linha de Pipa - com inúmeros personagens. E todos eles, bastante diversos: objetos inanimados revelam sentimentos, animais falam pelos cotovelos e os personagens humanos, meninos e meninas, são sapecas, mas carregam valores importantes como respeito, amizade, confiança e solidariedade.

“São histórias de um tempo ingênuo, de quando a rua era o palco preferido para as melhores brincadeiras e era normal e natural chamar o colega gritando o seu nome na porta de sua casa, mesmo sabendo que a sua mãe, como sempre, também apareceria com cara de brava para reclamar do barulho”, conta o autor. Ele acrescenta que Linha de Pipa não é um livro apenas, mas também uma "nave" que pretende fazer a imaginação da criança viajar com alegria - sem a necessidade de apertar o cinto ou acompanhantes maiores -, do presente para o passado e de lá trazer lições para um bom futuro.

O livro Linha de Pipa está sendo lançado agora, mas suas histórias foram carinhosamente elaboradas já faz algum tempo. “São vários os fatores que serviram de estímulos para a produção dessas pequenas histórias, mas os filhos pequenos, que pediam histórias diferentes e mais animadas, foi o principal deles”, conta Fortunato.


Serviço:
Linha de Pipa – Histórias Infantis de um tempo sem Internet
Autor: João Fortunato
Editora : Clube de Autores

terça-feira, 23 de abril de 2013

23 de Abril - Dia Mundial do Escoteiro


O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O
movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiro tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".

Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.1

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Em mensagem especial pela data, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou a importância da celebração uma vez que promove a reflexão coletiva sobre as maneiras de melhor disseminar “a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela”. Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada a “Capital Mundial do Livro”. O título é um reconhecimento ao programa desenvolvido na região para a promoção da leitura entre os jovens e as camadas menos favorecidas da população.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

20º Olimpíadas Liceu Santa Cruz


A 20ª Olimpíadas de Integração do Liceu Santa Cruz ocorreu no mês de março e tendo a água como e contou com a participação dos alunos da educação infantil ao ensino médio. A abertura foi no dia 16, sábado, com a presença dos pais, alunos e funcionários.

Nos dias 25, 26 e 27 ocorreram atividades nas mais variadas modalidades como futsal, handball, xadrez, música, atletismo, entre outras.

O principal objetivo das Olimpíadas do Liceu  é a união e integração entre os alunos das mais diversas séries, objetivo totalmente alcançado com a participação. Parabéns a todos os envolvidos!



19 de Abril - Dia do Índio


O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.

O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil


A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato que foi um dos principais autores da Literatura Infanto-Juvenil Brasileira.

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira. 

Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

É meu!


Algumas crianças, por volta de 3 anos de idade, estão brincando na areia, sob os olhares das mães, amigas entre si. Os apetrechos da brincadeira, baldes, pás e forminhas, pertencem a uma delas. Tudo parece harmônico até o momento em que uma garotinha, sem que os adultos saibam exatamente porque, resolve retirar os objetos, até então coletivos, com a famosa frase: ' É meu, não quero que você pegue!' ' Só a Bia pode pegar, você não, nem o Vitor'. A paz se dissolve: uns choram, outros resistem, outros se vangloriam por serem escolhidos... E as mães, não sabem o que fazer. Ficam meio constrangidas, tentando se desculpar.

As crianças passam por diferentes momentos em relação à posse de objetos. Os menores,  até aproximadamente 2 anos, não têm noção de 'meu e seu'. Apegam-se, muitas vezes, àquilo que estão segurando, mas sem a ideia de que lhes pertence.

Por volta dos 3 anos, principia a noção de que as coisas 'pertencem' a alguém, o que contribui para fortalecer a criança na sua identidade. Os objetos que ela possui a ajudam  a se perceber como uma pessoa diferente das outras, eles fazem parte de sua existência individual. Com esse entendimento vem também  o risco de perder e, de agora em diante, haverá uma fase em que ter ou não ter despertará fortes sentimentos e reações.

Algumas poderão ter mais dificuldades em momentos como esse da nossa história e, nestes casos, convém não forçá-las, pois isso complicará o aprendizado de atitudes de colaboração e generosidade, que dependem de condições psíquicas constituídas em tempos distintos para cada um.

É desejável que os adultos possam admitir filhos ou alunos que sejam `egoístas` por um certo período , que  ocorram certas choradeiras por causa de brinquedos não compartilhados...Para isso, é importante  perceber que essa dificuldade é própria do desenvolvimento até aproximadamente os quatro, cinco anos. A partir daí, os nossos futuros cidadãos podem começar a apresentar maior tolerância e desprendimento no intercambio social e pode- se solicitar mais deles.

Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/

Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br

terça-feira, 16 de abril de 2013

Palhaçada na Praça do Memorial



Shows de Filipe Catto e de Willie, ex-Rádio Taxi estão na programação de fim de semana

A estreia do Circo da América Gelatina, sob a batuta do Palhaço Gelatina, será uma das atrações  da programação popular de fim de semana que o Memorial vem realizando há um mês em suas áreas livres.  O espetáculo conta a estória do soberbo mestre de pista, Leopoldo Pança, e de seu único funcionário, o Palhaço Gelatina, que querem resgatar o ex-imponente Grani Circo da América Gelatina. Domingo, 11h, na lona do Circo Paratodos. De quebra, no final da tarde, às 16h e 19:30h tem o fantástico Circo Vox a preços populares.

Antes, no sábado, enquanto a criançada se diverte no parque infantil e em outras atividades recreativas, o show com o cantor Willie Oliveira revive os grandes hits dos anos 1980, período em que ele brilhou com o Rádio Táxi (Lembram da música Eva?).
Também no sábado, às 9 da noite no Auditório Simón Bolivar, entra em cena Filipe Catto, uma das revelações mais recentes da MPB.  O espetáculo é de graça e os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 14h de sexta-feira nas bilheterias do Auditório. Acesso de pedestres pelo portão 13.

  
Programação completa e mais informações:
Memorial da América Latina
Tel.: 11 3823 4620

segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 de Abril - Dia Mundial do Desenhista


A data celebra o aniversário do artista italiano Leonardo Da Vinci, um dos maiores artistas Renascentistas e atuava em vários segmentos da arte, principalmente o desenho, que era usado com frequência nos seus estudos, das mais variadas formas.

Ao longo da história, o desenho evoluiu no mesmo ritmo que a própria humanidade, mas jamais perdeu a sua essência como forma de expressão, arte e comunicação.

Coloca um lápis e um pedaço de papel na mão deles que eles vão longe. Riscos, rabiscos, linhas, curvas e no final um belo desenho. Assim são os desenhistas, sejam eles, técnico, desenhista industrial, designer gráfico ou aquele que se dedica ao desenho livre.

Pais Brilhantes - Professores Fascinantes


“Se você conseguir fazer seus filhos sonharem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conquistaram”.

No livro PAIS BRILHANTES – PROFESSORES FASCINANTES o psiquiatra e cientista Augusto Cury mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E, para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes.

Ele mostra que para fazer a diferença temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, ele chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.

Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz.

A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes é um ótimo exemplo do talento de Augusto Cury: um livro cheio de valiosas contribuições para a autoestima e desenvolvimento das pessoas”.

Serviço:
Pais Brilhantes - Professores Fascinantes
Augusto Cury
Ed. Sextante

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Questão de autoridade!


A mãe de Julio, garoto de seis anos, está desesperada com as desobediências do filho: 'eu agora digo que vou bater se ele não me obedecer, mas não posso fica batendo o tempo todo. Às vezes, nem isso adianta, ele já sabe que nem sempre eu bato'.

A mãe de Camila responde: 'eu digo que vou falar para o pai dela e funciona'.
Após os cinco, seis anos aproximadamente, as crianças precisam mostrar certa capacidade de mudar de atitude apenas por meio de palavras. Por exemplo, dizer: 'estamos no cinema, aqui não se pode falar alto' ou 'as visitas se servem primeiro', deve ser suficiente para que procurem se comportar.Quando isso acontece, podemos dizer que a criança reconhece uma autoridade.

Privilegiar a linguagem na busca do entendimento e da aceitação dos limites, é absolutamente necessário para educar um ser humano para a convivência social. 
Caso não haja sinal desse avanço, o desenvolvimento e a sociabilidade podem ficar prejudicados. Todos nós já vimos aqueles pequenos `diabinhos´ indesejados, que não se integram em lugar algum.

As mães do Julio e da Camila adotam maneiras muito diferentes de educar. Aquela que ameaça bater não introduz na sua conversa com o filho uma outra pessoa, ou um conjunto de regras que ele deva respeitar. A situação fica apenas entre ela e ele, sendo que precisa sempre dominá-lo por meio de sua força física, no corpo a corpo. Isso, ao contrário do que se almeja, pode aumentar a desobediência.

Já a mãe da Camila não precisa usar  a força física. Ela utiliza  o pai de sua filha como uma  referência que a apoia. Estabelece-se assim uma autoridade, que não precisa ser necessariamente o pai da criança: é alguém reconhecido e respeitado sem que precise estar  de corpo presente, basta que esteja em palavras...

Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/

Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br

Que tal conhecer estes museus sem gastar?


Alguns Museus da cidade abrem as portas sem cobrar a visita em alguns dias da semana. Aproveite esta oportunidade para conhecê-los e levar as crianças.




Museu da Língua Portuguesa
Museu interativo sobre a língua portuguesa com o objetivo de criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa".

O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

Localização:
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº


Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) tem por objetivo coletar, registrar e preservar o som e a imagem da vida brasileira, nos seus aspectos humanos, sociais e culturais. Nas décadas de 70 e 80, destacou-se como importante núcleo de difusão artística e educativa, convertendo-se em um centro de referência para a pesquisa audiovisual brasileira.

Conserva um vasto acervo, com mais de 350 mil registros, composto por filmes (curtas, longas, vídeos e documentários), discos, gravações (depoimentos, entrevistas, debates, palestras e apresentações musicais), fotografias e um setor de artes gráficas. Promove seminários, mostras e sessões regulares de cinema, vídeo e fotografia.Possui biblioteca especializada e o LabMIS, um centro de pesquisa e produção voltado às novas mídias, que abriga artistas residentes e comissionados.

Localização
Av. Europa, 158 - Jardim Europa


Museu do Futebol
Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol. Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008. o Museu do Futebol mostra-se um divertido passeio para os amantes da bola. A garotada vai se surpreender ao ver as cenas de Pelé e Garrincha em ação. Essas imagens são uma das atrações do espaço, onde também é possível calcular a velocidade de um chute, jogar com bola virtual, praticar pebolim e se aprofundar na história do esporte. E ainda dá para espiar o gramado verdinho do Estádio do Pacaembu sem o agito das torcidas.

Localização:
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu

Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

Localização
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. O mosteiro é a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana do país. Foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943, pelo então SPHAN (atual IPHAN) e, posteriormente, pelo Condephaat.

Localização:
Av. Tiradentes, 676 – Luz

Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) é a única instituição brasileira voltada ao estudo, preservação e exposição da história do mobiliário e das artes aplicadas, o MCB também é reconhecido como um dos mais dinâmicos centros de estudos da arquitetura e do design contemporâneo no Brasil. Anualmente, o MCB promove o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, uma das mais conceituadas premiações na área de design de produto no país.

Localização:
Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano 


Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um casarão projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.

A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

Localização:
Av. Paulista, 37 - Bela Vista

Casa Guilherme de Almeida
O museu tem por objetivo conservar, organizar e expor o acervo bibliográfico, histórico, artístico e documental que pertenceu ao poeta e tradutor Guilherme de Almeida, bem como estimular e realizar pesquisas e estudos críticos sobre sua obra e divulgar a literatura e os autores nacionais em geral.Também mantém o Centro de Estudos de Tradução Literária, responsável por organizar e ministrar cursos e outras atividades relacionadas à teoria e à prática da tradução.

A Casa Guilherme de Almeida possui um acervo com aproximadamente 15.300 peças, em que se destaca sua ampla e diversificada biblioteca, bem como uma significativa coleção de obras de arte de grandes expoentes do modernismo brasileiro (como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret), muitas das quais oferecidas ao poeta pelos próprios autores. A coleção também abarca objetos decorativos, indumentária, têxteis, comendas, numismática, jóias, discos e outros objetos que pertenceram a Guilherme e sua esposa, Belkiss Barrozo de Almeida (Baby de Almeida).

Localização:
Rua Macapá, 187 - Perdizes

Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

Localização:
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera
www.museuafrobrasil.org.br

Paço das Artes
A instituição ocupa uma área de 4 mil metros quadrados em dois pisos, sendo dois mil metros quadrados de espaço expositivo. É conhecida no circuito cultural da cidade pelas suas exposições multimídia e pela promoção de jovens artistas.

Através da promoção de exposições e publicações, o Paço promove programas de ação cultural em diversas áreas das artes visuais: artes plásticas, design e multimídia, procurando estimular a reflexão sobre a arte contemporânea produzida no Brasil e no mundo e estabelecer relações com períodos anteriores à sua formação e com outras disciplinas, como a filosofia, as ciências), mídias e tecnologias.
  
Localização:
Av. da Universidade, 1 – USP - Butantã
www.pacodasartes.org.br

Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops/SP) entre os anos de 1940 a 1983

Localização:
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estreias no Reserva Cultural


Vocês Ainda Não Viram Nada!
França (2011) – 115 minutos.
Gênero: Drama
Classificação Etária: 12 anos
Elenco: Mathieu Amalric, Pierre Arditi, Sabine Azéma, Jean-Noël Brouté, Anne Consign, Hippolyte Girardot






Thérèse Desqueyroux
França (2012) – 110 minutos.
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Elenco: Audrey Tautou, Gilles Lellouche, Anaïs Demoustier, Catherine Arditi


 
Dentro da Casa
França (2012) – 105 minutos.
Gênero: Suspense
Classificação Etária: a verificar
Elenco: Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle SeignerUma

História de Amor e Fúria
Gênero: Animação
Classificação Etária: a verificar
Direção: Luiz Bolognesi
Elenco: Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro



O dia que durou 21 anos
Brasil (2012) – 77 minutos.
Gênero: Documentário, Histórico
Classificação Etária: a verificar
Direção: Camilo Tavares
Elenco: Flávio Tavares





Amor

França, Alemanha, Áustria (2012) – 127 minutos.
Gênero: Drama
Classificação Etária: a definir
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimel



Anna Karenina
Gênero: Drama
Classificação Etária: a definir
Direção: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson




Veja a programação completa no Reserva Cultural

Reserva Cultural
Avenida Paulista, 900. Térreo Baixo
Tel.: (11) 3287-3529

domingo, 7 de abril de 2013

7 de Abril - Dia Nacional do Jornalista


A data, estabelecida em 1931, foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, médico e jornalista assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 22 de novembro de 1830.

O movimento popular que se gerou a partir do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar em 1831, justamente no dia 7 de abril. Inspirado pela última frase atribuída a Libero Badaró—“Morro defendendo a liberdade”—o Dia do Jornalista é, acima de tudo, um marco a destacar a importância da liberdade de imprensa na construção de uma sociedade mais justa e voltada aos interesses gerais.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) diz que a data é um símbolo dos que defendem “um Jornalismo de qualidade, independente, informativo e ético, que assegure a liberdade de expressão contida na constituição brasileira, reconhecendo que esta liberdade não é propriedade privada de jornalistas ou empresas de comunicação e sim propriedade do cidadão brasileiro.”

Fonte: Jornal Oeste

quinta-feira, 4 de abril de 2013

São Paulo é Legal


Você acha que seus filhos conhecem tudo o que há de bacana na capital? Então prepare-se para surpreendê-los. O livro infantil São Paulo é Legal! - Patrimônio (ed. Olhares), escrito pela historiadora Vanessa Sobrino e ilustrado por Bernardo França, mostra que alguns dos endereços mais conhecidos podem ser vistos a partir de perspectivas inusitadas, que não constam nos guias mais óbvios. O segredo para desvendá-los é misturar diversão com curiosidades históricas.

“Pensamos em como seriam as visitas que pais e filhos poderiam fazer a lugares. Como perceberiam algumas noções de preservação e de transformação desses espaços? A imaginação das crianças pode ser despertada quando se mostra o choque entre passado e presente. Isso amplia o repertório delas”, explica Vanessa.

Dicas da autora de como observar alguns locais:

SESC POMPEIA
O prédio já foi ocupado pela antiga Fábrica de Tambores da Pompéia. O desenho atual levou nove anos (de 1977 a 1986) para ser construído. A autora, Lina Bo Bardi, também projetou o Masp. Ela valorizou atividades que já eram comuns no bairro, como o futebol de salão, o baile da terceira idade, o churrasco aos sábados. “Uma dica é o passeio casado no Sesc e no Masp, para comparar os dois projetos e fazer uma brincadeira com os filhos: o que eles têm de parecido e de diferente? No Sesc, uma atividade que pode ser educativa para as crianças é almoçar com bandeja. Uma coisa simples e que faz parte do dia a dia de muitas pessoas.”

LIBERDADE
O bairro da colônia oriental pode se transformar em um parque de diversões para a meninada. Com a chegada do metrô, em 1970, a prefeitura investiu em um projeto para transformar a parada em ponto turístico. As luminárias a vapor, por exemplo, foram trocadas por lanternas no estilo japonês. E, a todos os comerciantes, foi pedido que colocassem os luminosos com os nomes de seus estabelecimentos na língua de origem. “É divertido mostrar as vitrines dos restaurantes, com comidas feitas de resina, e explicar essa diferença para as crianças”, diz Vanessa.

Serviço:
São Paulo é Legal! – Patrimônio
Autora: Vanessa Sobrino
Ilustrações: Bernardo França
Editora Olhares

Fonte: Veja SP

terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de Abril - Dia Mundial do Autismo


O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas[1], em 18 de Dezembro de 2007[2], para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem

O que é Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;

* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.