Na
saída da escola, duas mães conversam: "A professora me chamou e disse:
'seu filho não está estudando'. Então eu perguntei: `e o seu aluno
está?'..." Ambas riem e continuam os comentários sobre deveres, reclamando
da escola num tom de desagrado.
Esta
mãe, nitidamente, sentiu-se cobrada, e devolveu na mesma moeda a
responsabilidade. Trata-se de uma confrontação que parte do pressuposto de que,
se algo não vai bem, há de haver um incompetente na história: são os pais ou a
escola...
Estabelece-se
uma relação de rivalidade e fica formado um jogo em que todos saem perdendo. A
professora, sem possibilidades de ação, perde o diálogo com os pais, que deixam
de assumir sua parcela. Ao usar o tratamento `seu filho´ a mestra já começa uma
confusão quanto às diferentes posições ocupadas pela criança. Esta, principal
perdedora, fica sem lugar: nas palavras da escola é situada como ‘filho’ e por
sua mãe é chamada de ‘aluno’. Provavelmente, o destino dessa conversa seria
outro se a professora dissesse algo como: o ‘fulaninho’, não está estudando. O
que podemos fazer?’
Para
que a família e a escola possam chegar a um acordo de colaboração é necessário,
antes de mais nada, que o desempenho do aluno deixe de representar o sucesso ou
fracasso de um dos participantes do processo educacional. Desta maneira, os
sentimentos individuais, sempre difíceis de enfrentar, podem se deslocar e dar
espaço ao trabalho comum, voltado para a criança. Nossa sociedade tem
colaborado para aumentar essa
dificuldade, esvaziando o prestigio dos professores e sobrecarregando os pais
nesse 'salve-se quem puder' da atualidade.
Apenas
a partir de uma conversa entre pessoas que estejam tranquilas com seus próprios
limites e frustrações é que surgirão soluções criativas e responsáveis.
Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e
do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho
do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação
Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento
Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do
Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br
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