segunda-feira, 11 de março de 2013

AUTORA ANALISA FILME E LIVRO CUBANOS


O livro “Políticas da Voz no Cinema em Memórias do Subdesenvolvimento”, de Elen Doppenschmitt, será lançado nesta quarta-feira, 13 de março, no Anexo dos Congressistas, do Memorial da América Latina, com a presença da escritora. A obra é uma edição da EDUC, em parceria com a Fapesp. Trata-se de adaptação do estudo de Doppenschmitt para a sua defesa de tese de doutorado na PUC-SP.

Elen Doppenschmitt é a tradutora para o português do romance “Memórias do Subdesenvolvimento”, do autor cubano Edmundo Desnoes, lançado naquele país em 1965. Três anos mais tarde, o romance foi adaptado ao cinema. O roteiro foi assinado pelo próprio Desnoes e seu amigo, o cineasta Tomás Gutiérrez Alea, apelidado de Titón. O filme de Titón fez muito sucesso e virou um clássico latino-americano. Já o livro só foi publicado em português muito tempo depois, em 2008, pela Fundação Memorial da América Latina. Na ocasião, Desnoes, então com 79 anos, esteve no Memorial e participou da Bienal do Livro de São Paulo.

Segundo Elen Doppenschmitt, o filme amplia os sentidos do livro. Ao participar do roteiro, Desnoes escreveu novas cenas para o filme. Depois, adaptou-as para a prosa e incorporou-as ao livro, como contos do protagonista, Sérgio.   A investigação de Elen tenta captar a riqueza desse processo desencadeado pelo romance, que gira em torno da jornada de um intelectual pequeno-burguês, Sérgio, que vê seu mundo cair em pleno processo revolucionário da sociedade cubana.

A autora enxerga uma complementaridade de procedimentos estéticos em cada um dos meios de expressão artísticos. No livro, o narrador subjetivo perde sua legitimidade na medida em que outros pontos de vistas são oferecidos (outras vozes), fazendo com que a realidade “invada” a subjetividade decadente do intelectual. No filme, essa “desestabilização do ponto de vista” se dá por meio de colagens e ênfase nos textos orais populares ou mediatizados.

De maneira original, Elen Doppenschmitt analisa as relações entre essas obras e seus autores, a fortuna crítica, leva em conta os ensaios teóricos de Titón e o movimento Nueovo Cine Latinoamericano, sempre tendo como pano de fundo o rico processo sócio-político e cultural da ilha. Também conta para a riqueza do livro o intenso contato que a autora mantém com o escritor Edumundo Desnoes, que hoje vive em Nova York.

Serviço:
Políticas da Voz no Cinema em Memórias do Subdesenvolvimen, ed. Educ
Autora: Elen Doppenschmitt
Local: Anexo dos Congressistas/Memorial da América Latina (portão 12)
Data:13 de março
Horário: 19h30
Entrada Franca. 
Informações: 3823.4619 e 99942.9094

Nenhum comentário:

Postar um comentário