quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sesc Carmo - exposição de fotografia sobre o povo indiano

Quais as semelhanças entre o brasileiro e o indiano? “São povos sofridos, mas que mostram muita alegria no olhar”, assim define Regina Moraes, que revela uma série de 26 fotos registradas por ela em viagem ao país asiático na exposição “Retrato Social – Uma experiência fotográfica – Índia”. A mostra fica em cartaz no Sesc Carmo, no centro, e tem direção artística do ator Fábio Assunção.

As imagens chegam a causar frisson. Para quem não é fotógrafa profissional, como revela a própria Regina, o cuidado para com cada uma das fotos é notório. Quem quiser ver o resultado de perto e entrar no clima indiano, pode passar pelo local entre 7 de fevereiro e 4 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 19h30. A entrada é livre.

No espaço, galhos secos e a cor de terra das paredes têm a intenção de reproduzir um cenário que remeta o público ao país oriental.

Na opinião de Assunção, as imagens capturadas por Regina mostram força e garra no olhar dos indianos. 
“São fotos muito emocionantes e impactantes”, afirma. Quanto à seleção das imagens, ele conta que foi um trabalho em conjunto com a própria fotógrafa e que levaram em consideração, principalmente, as fotos que revelassem o lado mais humano da Índia.

Curiosamente, nenhuma das fotografias recebeu título, porque Regina acredita que cada espectador tem a liberdade de interpretar as obras como o coração permitir ou quiser. Porém, ela mesma carinhosamente apelidou algumas delas, como é o caso de um de seus “xodós”,  que ela chama de “namorados”. De acordo com a autora, a foto revela uma história de amor por trás dos pixels.



Nenhum comentário:

Postar um comentário