quarta-feira, 4 de junho de 2014

Biblioteca São Paulo

A Biblioteca de São Paulo (BSP), inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura para incentivar e promover o gosto pela leitura.

A BSP, situada na Zona Norte da capital, foi concebida para ser um espaço arrojado, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto, autonomia e atenção ao usuário (sócio); este, o elemento central da biblioteca.

A BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em formatos acessíveis (Braille, Audiolivro),  Klindles, DVDs, CDs, além de jogos.

A BSP ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender ao público – crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A biblioteca, conta com recursos tecnológicos e oferece aos seus usuários microcomputadores, rede wireless e terminal de autoatendimento.

Inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, e nas melhores práticas adotadas pelas bibliotecas públicas do país, a BSP está em sintonia com as ações do programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), que vem atuando, entre outras frentes, na oferta de equipamentos e espaços que permitam o acesso da população à produção e à expressão cultural, em âmbito nacional.

Leitura e tecnologia



O fascínio de adultos, jovens e crianças pelo mundo digital é uma das possibilidades de aproximação com a leitura. Em um ambiente acolhedor, com muita cor e mobiliário confortável, a BSP disponibiliza mais de 90 computadores para o público acessar a internet (gratuitamente, durante 120 minutos diários), ver filmes, ouvir música, brincar com jogos eletrônicos e também relaxar nas suas várias áreas de convivência, lendo livros, revistas ou jornais. Oferece grande coleção de DVDs e as novas tecnologias para leitura – como os e-readers, aparelhos que possibilitam a leitura de livros eletrônicos e outras mídias digitais.

A BSP faz uso de sistema de gerenciamento de informação que controla todas as rotinas de uma biblioteca, a partir da entrega da chave do guarda-volumes: cadastro de usuários; consulta ao acervo via web; circulação com renovação on line e produção de relatórios gerenciais e estatísticos; e equipamento de autoempréstimo, que permite ao leitor a retirada dos títulos de seu interesse, sem usar o atendimento do balcão.

Acessibilidade

Alinhada às diretrizes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a BSP dispõe, além de mobiliário especial para cadeirantes, de equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais (cegos ou pessoas com baixa visão): Lupa eletrônica, computadores com leitores de tela, mesa de altura regulável e adaptável. Destaque para o Poet Scan, onde é possivel escanear páginas de livros, as ler no ritmo desejado (maior ou menor velocidade) e acompanhar o texto em braile.

Piso Infantojuvenil

Espaço organizado por faixas etárias representadas por cores. Na cor laranja estão agrupadas as faixas etárias 0 a 3 e 4 a 6 anos, a cor lilás destina-se a faixa etária de 7 a 11 anos, e a verde para 12 a 17 anos.

Crianças e jovens podem explorar um universo de possibilidades na BSP. Leituras individuais e em grupo, dramatização, seminários, filmes, internet e jogos, entre outras atividades, que visam estimular o interesse pelo livro e pela biblioteca.

A ambientação oferece ao público um ambiente acolhedor e aconchegante, como convite para uma leitura relaxada e confortável.

Os pais e/ou responsáveis podem permanecer próximos aos filhos, estimulando-os e acompanhando-os nos demais serviços para esse público.

Piso adulto

Nesse piso você encontra diversos gêneros literários, livros premiados, jornais e revistas, kindles, filmes de diversos gêneros, musicas e computadores com acesso a internet.

Um cantinho reservado para o projeto  +60 e a sala + 18 anos. Ambos os espaços com acervos direcionados para o interesse desses públicos.

Desenvolvimento do acervo

Para incentivar e promover o gosto pela leitura, a composição do acervo é diversificada e permanentemente atualizada.

O grande foco é a literatura nacional e internacional. Os assuntos complementares são das áreas de Filosofia, Religião,  Autoajuda, Esportes  Biografias e História entre outras.

Realizamos aquisição continua de livros, DVDs, revistas, jornais, gibis, lançamentos e os mais vendidos do mercado editorial.

A Biblioteca também aceita sugestões de aquisições de obras. Basta acessar o catálogo e fazer o login.. Sugestões são sempre bem-vindas.

Articulação com as Bibliotecas Públicas Municipais

A BSP, como polo irradiador das melhores práticas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, oferece permanentemente cursos e eventos voltados para a capacitação das equipes que trabalham nas bibliotecas públicas municipais, integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana
(ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: 11 2089 0800


Nenhum comentário:

Postar um comentário