terça-feira, 6 de maio de 2014

Hora de deixar a fralda

A mãe de Artur, menininho de 2 anos e meio, diz, já com sinais de cansaço: ‘Ele sabe que tem que usar a privada, mas várias vezes, quando vejo, já fez cocô na calça. É teimoso!’

Hora de tirar a fralda! Os pais e a escola já percebem que a criança está pronta para esse aprendizado. Mas para ela há um caminho a percorrer e muitas coisas a descobrir…

Será o primeiro momento em que o pequeno vai visualizar seus dejetos de forma clara: aquelas substâncias saíram de dentro dele.

Os questionamentos são inevitáveis e muito bem-vindos: Será que deveriam sair mesmo? O que mais pode sair? Sai de dentro dele, mas tem que jogar fora? Tinha na barriga uma coisa que não presta?

É um momento precioso em que a criança amplia a consciência do seu corpo, dos diferentes orifícios, do que são os incômodos na barriga. As sensações do contacto com as fezes mudam completamente: agora deve deixá-las ir e por vezes, reage retendo-as, nas calças ou dentro de si.

Essa nova  maneira de lidar com as funções do corpo se refletirá em aspectos muito menos concretos, como trocas sociais, enfrentamento de desafios, aceitação de normas…

Os pais, por outro lado, gostariam que tudo fosse rápido, que a ‘ordem’ e a limpeza se estabelecessem sem solavancos. Diríamos para a mamãe do Artur que ele não está sendo teimoso, ele está se reorganizando… Tarefa complexa!

Marcia Arantes e Helena Grinover

Nenhum comentário:

Postar um comentário