Quando a criança se refere aos pais chamando-os de 'papai' ou 'mamãe', está conferindo a eles um lugar único. Isso terá um papel tanto para o filho, quanto para os pais assim chamados. Trata-se de criar um lugar a partir do qual as funções se desenvolvem. 'Mãe' não é o mesmo que Maria, Lucia, Beatriz... Esse tema nos lembra outro: pais que fazem questão de dizer aos filhos que são seus amigos, colocando-se assim lado a lado, no mesmo plano que outros amigos.
O lugar dos adultos que são responsáveis pela educação, no sentido de preparo do futuro cidadão, define funções diferentes das de uma amizade, embora os pais e professores devam ser amigáveis e ficar amorosamente ao lado das crianças e jovens sempre que puderem. Amigos são aqueles com os quais nós estabelecemos relações que incluem conversar, compartilhar, confiar, discutir, rir e, inclusive, desafiar e enfrentar os mais velhos. É importante que crianças e adolescentes possam questionar as autoridades dentro de casa e na escola.
Isto os prepara para a separação que todos desejam que se realize com sucesso para que um dia ocupem o lugar de adultos! As ações e reações advindas desses embates vão depender das condições de cada família, de cada escola e aí cada caso é um caso...mas são inevitáveis e inerentes ao próprio processo de educar.
O que é certo é que os pais e filhos, alunos e professores, terão de ficar em lados opostos para que esses saudáveis conflitos possam ocorrer e cabe aos adultos manter firmemente as posições em que acreditam, até para que os mais jovens tenham oportunidade de contestá-las. São as tão necessárias referências!
Ora, sendo assim, amigos, amigos... pais e professores à parte.
Helena Mange Grinover - Psicologia Clínica; professora na UNIP e do Departamento de Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/
Marcia Arantes – Psicóloga; professora de Orientação Profissional - Faculdades Paulistanas; Trabalho de Promoção do Desenvolvimento Pessoal para Professores e Alunos do Instituto Europeo Di Design; Membro do Conselho do Instituto Zero a Seis. http://www.institutozeroaseis.com.br/
Extraído do blog: www.vivazpsicologia.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário